Let me take a selfie: um estudo do uso das selfies como um meio de comunicação a partir da análise do Instagram de Kim Kardashian
View/ Open
Date
2016Author
Advisor
Co-advisor
Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
O presente trabalho trará a análise da utilização da prática das selfies como um meio de comunicação na sociedade contemporânea, tendo como objeto de pesquisa selfies selecionadas no perfil do Instagram da personalidade de televisão, socialite, empresária, modelo, produtora, estilista, apresentadora e atriz americana Kim Kardashian. Através de um estudo de caso, foram mapeadas doze selfies, escolhidas a partir de uma observação realizada no perfil. Os critérios escolhidos para a seleção das doz ...
O presente trabalho trará a análise da utilização da prática das selfies como um meio de comunicação na sociedade contemporânea, tendo como objeto de pesquisa selfies selecionadas no perfil do Instagram da personalidade de televisão, socialite, empresária, modelo, produtora, estilista, apresentadora e atriz americana Kim Kardashian. Através de um estudo de caso, foram mapeadas doze selfies, escolhidas a partir de uma observação realizada no perfil. Os critérios escolhidos para a seleção das doze selfies foram número de likes, repercussão midiática e relevância do contexto apresentado pelas imagens. Esta pesquisa ampara-se em estudos sobre celebridades, representações, sites de redes sociais e limites entre os domínios público e privado no ambiente online. Há também a proposição de se entender o que a atenção recebida pela produção das selfies de Kim Kardashian no Instagram revela. Com base nos resultados encontrados, pode-se afirmar que as selfies foram transformadas com o tempo em um poderoso meio de comunicação que está cada vez mais reconhecido e utilizado, tanto por pessoas comuns que encontraram na selfie um modo de compartilhar suas rotinas, quanto por profissionais e influenciadores que são blogueiros ou celebridades. ...
Abstract
This paper will analyze the use of the practice of selfies in contemporary society, with the research object selected in Kim Kardashian’s Instagram profile. She’s an american socialite, TV personality, model, producer, businesswoman, actress, designer and presenter. Through a case study, were mapped twelve selfies, chosen from an exploratory observation made in her profile. The criteria adopted for the selection of the twelve selfies were the number of likes , media impact and relevance of the ...
This paper will analyze the use of the practice of selfies in contemporary society, with the research object selected in Kim Kardashian’s Instagram profile. She’s an american socialite, TV personality, model, producer, businesswoman, actress, designer and presenter. Through a case study, were mapped twelve selfies, chosen from an exploratory observation made in her profile. The criteria adopted for the selection of the twelve selfies were the number of likes , media impact and relevance of the images by their context. This research it’s based in studies on celebrities, representations, social media sites and boundaries between public and private domains in the online environment. There is also a proposition to understand that the attention received by the production of Kim Kardashian’s selfies on Instagram reveals about contemporary society. Based on the results, it can be said that selfies were transformed over time into a powerful means of communication that is increasingly recognized and used both by ordinary people, who found in selfie a way to share their routines , and by professionals and influencers who can be bloggers or celebrities. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicas.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License