A grafia dos corpos no espaço urbano: os escolares no álbum biografia duma cidade , Porto Alegre, 1940
View/ Open
Date
2015Author
Type
Title alternative
The body's register in the urban space : the students in the album biography of a city, Porto Alegre, 1940
El registro de los cuerpos en el espacio urbano : los escolares en el álbum biografía de una ciudad, Porto Alegre, 1940
Le grahpie des corps dans l'espace urbaine : les écoliers dans l'album photographique biografia duma cidade, Porto Alegre, 1940
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Uma das formas de circulação das imagens fotográficas de temática educacional foi a edição dos álbuns comemorativos. No álbum Porto Alegre: biografia duma cidade, editado em 1940, a educação é mostrada pelas imagens de edificações e dos sujeitos fotografados. As complexas relações entre visível e invisível podem ser chaves para a compreensão dos modos a partir dos quais o poder constrói determinadas visualidades ligadas à educação. Nas imagens analisadas, a visibilidade é imperativo a partir do ...
Uma das formas de circulação das imagens fotográficas de temática educacional foi a edição dos álbuns comemorativos. No álbum Porto Alegre: biografia duma cidade, editado em 1940, a educação é mostrada pelas imagens de edificações e dos sujeitos fotografados. As complexas relações entre visível e invisível podem ser chaves para a compreensão dos modos a partir dos quais o poder constrói determinadas visualidades ligadas à educação. Nas imagens analisadas, a visibilidade é imperativo a partir do qual atesta-se a presença dos sujeitos, docilizados pela cultura escolar. A partir das imagens são construídos sentidos de ordem escolar e ordem urbana. A grafia da educação no espaço urbano se faz a partir do exercício do olhar do poder possibilitado pela grafia da luz - a fotografia. ...
Abstract
The edit of commemorative albums represented a way of circulation of photographs with educational thematic. In the album Porto Alegre: the biography of a city, issued in 1940, the education can be seen in the pictures of people and buildings. The complex relationship between the visible and the invisible can be important for the understanding of the ways the power uses to construct certain visual issues connected to education. In the analyzed pictures, the visual aspect is an imperative, as it ...
The edit of commemorative albums represented a way of circulation of photographs with educational thematic. In the album Porto Alegre: the biography of a city, issued in 1940, the education can be seen in the pictures of people and buildings. The complex relationship between the visible and the invisible can be important for the understanding of the ways the power uses to construct certain visual issues connected to education. In the analyzed pictures, the visual aspect is an imperative, as it makes it possible to see the subjects of study which have been educated and softened by the school’s culture. School and urban issues are built from pictures. The education register in the urban space is made from what can be seen and this is possible thanks to the light register - the photography. ...
Resumen
Una de las formas de circulación de imágenes fotográficas de temática educacional fue la edición de álbumes conmemorativos. En el álbum Porto Alegre: biografía de una ciudad, editado en 1940, la educación está presente a través de las imágenes de las edificaciones y de los sujetos fotografiados. Las complejas relaciones entre lo visible y lo invisible pueden ser consideradas clave para la comprensión de las formas, a partir de las cuales, el poder construye determinadas visualidades ligadas a l ...
Una de las formas de circulación de imágenes fotográficas de temática educacional fue la edición de álbumes conmemorativos. En el álbum Porto Alegre: biografía de una ciudad, editado en 1940, la educación está presente a través de las imágenes de las edificaciones y de los sujetos fotografiados. Las complejas relaciones entre lo visible y lo invisible pueden ser consideradas clave para la comprensión de las formas, a partir de las cuales, el poder construye determinadas visualidades ligadas a la educación. En las imágenes analizadas, la visibilidad es un imperativo a partir del cual se ven los sujetos escolarizados y suavizados por la cultura escolar. A partir de las imágenes, se construyen los sentidos de orden escolar y urbana. El registro de la educación en el espacio urbano se realiza a partir de lo que se puede ver y esto es gracias al registro de la luz - la fotografía. ...
Résumé
In
História da educação. Santa Maria, RS. Vol. 19, n. 47 (set./dez. 2015), p. 129-148.
Source
National
Collections
-
Journal Articles (39559)Applied and Social Sciences (4004)
This item is licensed under a Creative Commons License