Formação docente e inclusão digital : do processo de emersão tecnológica de professores
dc.contributor.advisor | Franco, Sérgio Roberto Kieling | pt_BR |
dc.contributor.author | Teixeira, Adriano Canabarro | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2008-11-19T04:12:55Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2005 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/14660 | pt_BR |
dc.description.abstract | A partir de reflexões acerca das implicações e das potencialidades da situação de conexão generalizada instituída na sociedade moderna, do reconhecimento de um processo de globalização que tende à formatação das tecnologias de rede a tecnologias de acesso aos indivíduos e da existência de um modelo de educação que, ao ignorar o potencial das tecnologias de rede e sua lógica subjacente, imprime aos indivíduos a marca da passividade, da verticalidade e da reprodução, aponta-se para a urgência de ampliação político-conceitual dos processos de inclusão digital, cuja base é a criação de uma cultura de rede. A partir dessa contextualização, esta tese relata o processo de análise do projeto de Emersão Tecnológica de Professores, realizado junto a um grupo de alunos dos cursos de licenciatura da Universidade de Passo Fundo no ano de 2003. Dentro de uma proposta de pesquisa participante, constituiuse em uma experiência de formação docente baseada na lógica das redes. O desenvolvimento desta experiência fornece subsídios à análise de sua possível contribuição para a construção de uma cultura equivalente e sua pertinência como base teórico-conceitual de propostas na área de informática educativa. | pt_BR |
dc.description.abstract | From reflections concerning the implications of the potentialities of the situation of generalized connection instituted in the modern society, of the recognition of a globalization process that tends to formatting the technologies of net in the technologies of access to the individuals and of the existence of an education model that, when ignoring the potential of the net technologies and its underlying logic, prints the individuals the mark of the passivity, the upright and the reproduction, it points to an urgency of politician-conceptual magnifying of the processes of digital inclusion, whose base is the creation of a net culture. Parting from this contextualization, this thesis describe the analysis process of the Technological Emersion of Professors project, carried through together a group of pupils of the courses of teachers formation of the University of Passo Fundo in the year of 2003. Inside of a proposal of participant research, one consisted in an experience of based teaching formation in the logic of the nets. The development of this experience supplies subsidies to the analysis of its possible contribution to the construction of a culture equivalent and its relevancy as theoretician-conceptual base of proposals in the area of educative computer science. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educative computer science | en |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.subject | Teaching formation | en |
dc.subject | Formação | pt_BR |
dc.subject | Digital inclusion | en |
dc.subject | Inclusão digital | pt_BR |
dc.subject | Software livre | pt_BR |
dc.subject | Computador na educação | pt_BR |
dc.title | Formação docente e inclusão digital : do processo de emersão tecnológica de professores | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Costa, Antonio Carlos da Rocha | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000666341 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2005 | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Ciências Humanas (7540)Educação (2530)