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dc.contributor.advisorAraujo, Aldo Mellender dept_BR
dc.contributor.authorPaesi, Ronaldo Antôniopt_BR
dc.date.accessioned2016-07-28T02:15:55Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/144018pt_BR
dc.description.abstractA evolução humana é um tema controverso, uma vez que pode ser contrário às concepções de muitas pessoas. Além disso, quando apresentada, ela pode ser compreendida como o caminho principal pelo qual a evolução biológica se desenvolveu: formas “inferiores” evoluindo para formas “superiores”, com o “progresso” sendo em direção à espécie humana. Com o objetivo de avaliar se os livros didáticos de Biologia do Ensino Médio abordam a evolução humana e se, nessa abordagem, os mesmos apresentam conteúdos que possam reforçar o antropocentrismo, foi realizada uma análise desse material. Para a pesquisa, foram utilizados os livros aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático 2012. Observamos que os livros, em seus conteúdos sobre evolução humana, apresentam tanto ideias que podem reforçar concepções antropocêntricas, quanto se mostrar contrários a elas. As ideias que reforçam ou que se opõem a concepções antropocêntricas estão representadas principalmente em: (1) diagramas que mostram as relações de parentesco entre as espécies atuais de primatas, (2) classificação biológica utilizada e (3) forma de apresentar as espécies fósseis de hominíneos.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectEvolução humanapt_BR
dc.titleEvolução humana nos livros didáticos de Biologia do ensino médio : o antropocentrismo em questãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000919602pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Biociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.graduationCiências Biológicas: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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