Mostrar registro simples

dc.contributor.authorBossle, Marilia Bonzaninipt_BR
dc.contributor.authorNascimento, Luís Felipe Machado do Nascimentopt_BR
dc.contributor.authorFigueiró, Paola Schmittpt_BR
dc.contributor.authorTrevisan, Marcelopt_BR
dc.contributor.authorMuller Neto, Hugo Fridolinopt_BR
dc.date.accessioned2016-07-22T02:17:09Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.issn1678-8982pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/143859pt_BR
dc.description.abstractThe purpose of this paper is to identify the relationship between attitudes and environmental behavior among residents in the city of Porto Alegre in southern Brazil, using a Survey that was applied with 1200 citizens. We analyzed the descriptive statistics and conducted an ANOVA to test the effects of demographic factors in a series of variables. The gap between “attitude” and “behavior” was confirmed. The willingness to pay a premium for products with environmental appeal, although present in all levels, is higher for people from higher income and educational backgrounds and is higher for cosmetics than for natural foods. Respondents consider environmental criteria at purchase and they know how to dispose of products. Consumers lack of a systemic view of the production and consumption chain. Although our findings have practical (to improve concern in the population) and academic (to compare with similar studies) implications, results cannot be generalized, because they are specifically related to a single city. The results will be valuable in guiding business strategies, public policy and further research. Consumers realize the importance of sustainable issues but they need further knowledge to put their awareness into practice. This paper jointly analyzes awareness, behavior, the importance of the environmental appeal of products and environmental problems. People tend to answer positively, but they fail to act accordingly.en
dc.description.abstractO objetivo deste artigo foi analisar a relação entre a atitude e o comportamento socioambiental dos cidadãos na cidade de Porto Alegre, no sul do Brasil, por meio de uma survey aplicada com 1200 cidadãos. Foram feitas análises descritivas e testes ANOVA para verificar a influência de variáveis demográficas com relação a uma série de variáveis. Comprovou-se o gap existente entre a “atitude” e o “comportamento”. Em relação à disposição em pagar prêmios por produtos com apelo ambiental, todos os níveis estudados demonstraram interesse, com destaque aos grupos de faixa de renda e estudo mais altos e os cosméticos receberam valores maiores do que os alimentos naturais. Destaca-se a importância do conhecimento para a transformação do comportamento atual em comportamento sustentável. Os entrevistados consideram critérios ambientais na hora da compra e sabem como descartar os produtos, mas não possuem uma visão sistêmica sobre a cadeia de produção e consumo. Embora o estudo apresente implicações práticas e teóricas, os resultados não podem ser generalizados, por serem relativos a uma única cidade. Os resultados são de grande valor para orientar as estratégias das empresas, políticas públicas e novas pesquisas sobre esta temática. Identificou-se que o consumidor percebe como importante e está sensível, mas ainda não coloca em prática tudo o que sabe em relação às questões socioambientais.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoengpt_BR
dc.relation.ispartofE & G economia e gestão. Belo Horizonte. Vol. 15, n. 40 (2015), p. 57-86pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSustainable behavioren
dc.subjectComportamento sustentávelpt_BR
dc.subjectConsciência ambientalpt_BR
dc.subjectEnvironmental awarenessen
dc.subjectCitizens’atitudesen
dc.titleConcerning or acting? : the dichotomy between discourse and practice in sustainable consumer behavior of porto alegre’s citizenpt_BR
dc.title.alternativePreocupar-se ou agir? : a dicotomia entre o discurso e a prática no comportamento sustentável do consumidor da cidade de Porto Alegrept_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000996672pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples