Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorCampos, Simone Alves Pacheco dept_BR
dc.contributor.authorPedrozo, Eugenio Avilapt_BR
dc.date.accessioned2016-07-22T02:17:04Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.issn1518-3025pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/143850pt_BR
dc.description.abstractEm um contexto em que as cobranças do meio institucional restringem cada vez mais os comportamentos empresariais que visam à supremacia pragmática, as organizações têm buscado construir uma imagem que as identifique como “responsáveis” e “sustentáveis”, muito embora certas ações ainda estejam apenas no plano mercadológico, não correspondendo a uma prática organizacional real . Desta forma, algumas questões acerca da construção da responsabilidade social corporativa nas organizações tornam-se pertinentes: como construir práticas de responsabilidade social que estejam efetivamente enraizadas na prática organizacional? Como tornar a RSC algo compartilhado e construído por todos os indivíduos que compõem a organização e não apenas como um discurso? Este ensaio parte destes questionamentos para discutir a RSC através da perspectiva do sensemaking e sensegiving, propondo que a prática de responsabilidade social corporativa pressupõe o compartilhamento de significados e valores referentes a ela por todos os indivíduos que compõe a organização, bem como em relação ao stakeholders externos. Assim, buscou-se aliar os conceitos de estratégia enquanto prática social e sensemaking, visando constituir-se em uma alternativa para a construção da RSC. Dessa forma, este ensaio parte de abordagens teóricas interpretativas, tais como o sensemaking e o sensegiving e a estratégia como prática, uma vez que estas se mostram mais adequadas às questões levantadas e ao propósito central estabelecido, possibilitando uma maior aproximação do objeto de estudo.pt
dc.description.abstractNowadays, institutional context have increase pressure organizational behaviors that are based on profit supremacy. Thus, organizations seek to keep their images as “responsible” or “sustainable”, notwithstanding some actions are still only related to a marketing plan and not to a real organizational practice. Thus, some questions about construction of corporate social responsibility in organizations become relevant, such as: How to construct CSR practices which are effectively embodied in organizational practice? How can CSR meaning be shared and collective constructed between all organizational members and not only be a discourse? This essay takes these questions as the starting point to discuss CSR through both sensemaking and sensegiving perspectives. It is proposed here that CSR practice implies the existence of shared CSR’s meanings and values for all organizational members and external stakeholders as well. In order to do this, we attempted to combine the strategy as practice and sensemaking perspectives to a broadening understand of CSR construction in organizations. Given this concern, the essay use interpretative lens, (sensemaking, sensegiving and strategy as practice) since it is more suitable to questions carried out here and it allows us a closer relationship with the object.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofReuna : revista de economia da UNA. Belo Horizonte. Vol. 20, n. 1 (2015), p. 73-98pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPlanejamento : Administracaopt_BR
dc.subjectSensemakingen
dc.subjectEstratégia organizacionalpt_BR
dc.subjectSensegivingen
dc.subjectResponsabilidade social corporativapt_BR
dc.subjectCorporate social responsibilityen
dc.titleCriação de sentido através da prática da estratégia : a responsabilidade social corporativa como um processo contínuo e compartilhadopt_BR
dc.title.alternativeCreation direction through the strategy of practice : a corporate social responsibility as a continuous process and shareden
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000996715pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem