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dc.contributor.authorWegner, Wiliampt_BR
dc.contributor.authorSilva, Silvana Cruz dapt_BR
dc.contributor.authorKantorski, Karen Jeanne Cantarellipt_BR
dc.contributor.authorPredebon, Caroline Maierpt_BR
dc.contributor.authorSanches, Márcia Oteropt_BR
dc.contributor.authorPedro, Eva Néri Rubimpt_BR
dc.date.accessioned2016-07-20T02:18:33Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.issn1414-8145pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/143715pt_BR
dc.description.abstractObjetivo: Conhecer as estratégias adotadas para a construção da cultura da segurança do paciente na perspectiva dos profissionais da saúde. Métodos: Estudo de caso qualitativo exploratório, realizado com 23 profissionais da saúde que atuam em hospital público de ensino, entre agosto e dezembro de 2010, por meio de entrevistas semiestruturadas e análise temática com apoio do software QSR NVivo. Resultados: Da análise emergiram duas categorias - Construção da cultura da segurança do paciente e Educação para a segurança do paciente - as quais abordaram na perspectiva dos profissionais de saúde a necessidade de aprender com os erros, trabalhar em equipe, investir em educação permanente e em mudanças curriculares nos cursos de formação. Conclusão: O reconhecimento dos erros, o fortalecimento do trabalho em equipe, o estímulo à educação permanente e a inserção transversal do tema na formação profissional são estratégias para a construção da cultura da segurança do paciente.pt_BR
dc.description.abstractObjective: To know the strategies adopted for the construction of patient safety culture from the perspective of health professionals. Methods: A qualitative exploratory case study, held with 23 health professionals that work in a public teaching hospital, between August and December of 2010, conducted through semi-structured interviews and thematic analysis supported by QSR NVivo software. Results: From the analysis emerged two categories - Construction of patient safety culture; and Education for patient safety - which addressed from the health professionals’ perspective the need to learn from mistakes, the importance of teamwork, invest in continuing education and curriculum changes in training courses. Conclusion: The acknowledgement of mistakes, the strengthening of teamwork, stimulus to continuing education and cross integration of the theme in professional training are strategies to build patient safety culture.en
dc.description.abstractObjetivo: Conocer las estrategias adoptadas para la construcción de la cultura de seguridad del paciente desde la perspectiva de los profesionales de salud. Métodos: Estudio de caso cualitativo, exploratorio, realizado entre agosto y diciembre de 2010. Participaron 23 profesionales que trabajaban en un hospital público de enseñanza. Se han ejecutado entrevistas semiestructuradas y análisis temático con el apoyo del software QSR NVivo. Resultados: Emergieron dos categorías - Construcción de la cultura de seguridad del paciente; y Educación para la seguridad del paciente - que abordan la necesidad de aprender con los errores, la importancia del trabajo en equipo, de invertir en educación continua y en un plan de estudios de los cambios en los cursos de formación. Conclusión: El reconocimiento de los errores, el fortalecimiento del equipo, el estímulo de la educación continua y la integración transversal en la formación son estrategias para la construcción de la cultura de seguridad del paciente.es
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEscola Anna Nery: Revista de Enfermagem. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 20, n.3 (jul./set. 2016), p. e20160068pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSegurança do pacientept_BR
dc.subjectPatient safetyen
dc.subjectContinuing educationen
dc.subjectEducação permanentept_BR
dc.subjectTeachingen
dc.subjectPessoal de saúde : Formaçãopt_BR
dc.subjectHealth professionalsen
dc.titleEducação para cultura da segurança do paciente : implicações para a formação profissionalpt_BR
dc.title.alternativeEducation for culture of patient safety : implications to professional trainingen
dc.title.alternativeEducación para la cultura de seguridad del paciente : implicaciones para la formaciónes
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000994839pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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