Aspectos da aquisição de línguas de sinais por crianças surdas
Fecha
2011Autor
Materia
Resumo
Este artigo apresenta alguns resultados da pesquisa que desenvolvi durante o Curso de Doutorado, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em 1999, e tem como objetivo discutir como se dá a aquisição da linguagem por crianças surdas, do nascimento aos cinco anos de idade. Inicialmente pretende apresentar um pouco da discussão que ocorre na Lingüística sobre a aquisição da linguagem, isto é, como a criança surda adquire a língua que dominará e usará pouco tempo depois. Es ...
Este artigo apresenta alguns resultados da pesquisa que desenvolvi durante o Curso de Doutorado, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em 1999, e tem como objetivo discutir como se dá a aquisição da linguagem por crianças surdas, do nascimento aos cinco anos de idade. Inicialmente pretende apresentar um pouco da discussão que ocorre na Lingüística sobre a aquisição da linguagem, isto é, como a criança surda adquire a língua que dominará e usará pouco tempo depois. Este artigo está dividido em três partes. A primeira traz algumas descrições e análises sobre o processo de aquisição da língua de sinais. A segunda parte trata da aquisição e desenvolvimento da linguagem no período inicial isto é, das propostas que tentam explicar como se dá esse desenvolvimento e por que ocorre da maneira como ocorre. A terceira parte apresenta aspectos do desenvolvimento de sinais, descrevendo a produção de enunciados de um sinal, enunciados de dois sinais e estágios posteriores do desenvolvimento lingüístico. ...
Abstract
This article presents some results of research that I developed during the PhD course at the Pontifical Catholic University of Rio Grande do Sul (PUCRS) in 1999 and aims to discuss ways in which the acquisition of language occurs by deaf children from birth to five years of age. Initially intended to present a discussion about what happens in linguistics language acquisition, ie how deaf children acquire language and use that rule shortly thereafter. This article is divided into three parts. Th ...
This article presents some results of research that I developed during the PhD course at the Pontifical Catholic University of Rio Grande do Sul (PUCRS) in 1999 and aims to discuss ways in which the acquisition of language occurs by deaf children from birth to five years of age. Initially intended to present a discussion about what happens in linguistics language acquisition, ie how deaf children acquire language and use that rule shortly thereafter. This article is divided into three parts. The first gives some descriptions and analysis on the acquisition of sign language. The second part deals with the acquisition and development of language in the initial period that is, proposals that attempt to explain how is this development that occurs and the way it occurs. The third part presents aspects of the development of signs, describing the production of statements of a sign, two signs and sayings of the later stages of language development. ...
En
Estudos lingüísticos e literários. Salvador. N.44 (jul./dez. 2011), p. 281-299
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