A voz no desenho animado : uma análise descritiva
Fecha
2014Autor
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Grado
Tipo
Otro título
Cartoon voices : a descriptive analysis
La voz em la caricatura : un análisis descriptivo
Materia
Resumo
Introdução: A televisão é uma presença constante na infância contemporânea, em especial através dos desenhos animados. As vozes dos personagens nos desenhos animados podem representar padrões influentes na construção das representações linguísticas e sociais das crianças. Objetivo: A partir da temática herói/vilão, este estudo busca descrever os parâmetros vocais destes personagens e investigar se existem padrões vocais que caracterizem e diferenciem heróis e vilões nos desenhos animados. Mater ...
Introdução: A televisão é uma presença constante na infância contemporânea, em especial através dos desenhos animados. As vozes dos personagens nos desenhos animados podem representar padrões influentes na construção das representações linguísticas e sociais das crianças. Objetivo: A partir da temática herói/vilão, este estudo busca descrever os parâmetros vocais destes personagens e investigar se existem padrões vocais que caracterizem e diferenciem heróis e vilões nos desenhos animados. Material e Método: Estudo transversal, quali-quantitativo de caráter exploratório e descritivo. Constitui-se de uma amostra de 23 trechos de fala de personagens, heróis e vilões, de desenhos animados presentes na televisão brasileira. As amostras foram submetidas à análise perceptivo-auditiva vocal realizada por três fonoaudiólogos especialistas em voz. Foram analisados os seguintes parâmetros vocais: ressonância, pitch, loudness, modulação vocal, velocidade de fala e articulação. Também foram analisadas a presença de abuso vocal e psicodinâmica vocal. Resultados: A ressonância laringofaríngea foi encontrada predominantemente nas vozes de personagens vilões, assim como pitch grave; enquanto os personagens heróis apresentaram uma ressonância equilibrada. Dois personagens heróis apresentaram distorções articulatórias em fricativas e líquidas alveolares. Abuso vocal à emissão foi encontrado em 50% dos personagens, tanto heróis como vilões. Os aspectos psicodinâmicos da voz mostram que heróis apresentam vozes joviais, alegres, corajosas, aflitas e ansiosas, enquanto vilões apresentam vozes maduras, confiantes, ameaçadoras, autoritárias e agressivas. Conclusões: As vozes de heróis e vilões parecem apresentar diferenças, demonstrando certa caricatura na construção vocal que caracteriza o bem e o mal nos personagens. ...
Abstract
Introduction: Television, especially cartoons, is a constant presence in children’s modern-day life. Cartoon voices may represent influential standards in the construction of linguistic and social representations of children. Objective: Based on the themed hero/villain, ever present in a child’s universe, this study will seek to describe the voice parameters of these characters and investigate whether there are vocal patterns that characterize and differentiate heroes and villains in cartoons. ...
Introduction: Television, especially cartoons, is a constant presence in children’s modern-day life. Cartoon voices may represent influential standards in the construction of linguistic and social representations of children. Objective: Based on the themed hero/villain, ever present in a child’s universe, this study will seek to describe the voice parameters of these characters and investigate whether there are vocal patterns that characterize and differentiate heroes and villains in cartoons. Methods: A cross-sectional, qualitative and descriptive study. It consisted of a sample of 23 lines from cartoon characters, heroes and villains, found on Brazilian Television. The samples were submitted to vocal perceptual analysis conducted by three experienced speech language pathologists, with the following voice parameters being analyzed: resonance, pitch, loudness, pace, rhythm and clarity of speech. Vocal abuse and psychodynamics of voice has also been analyzed. Results: Chest resonant quality was found predominantly in the voices of villains, as well as low pitch; while heroes presented a balanced resonant voice.Two hero characters show articulatory disorders in fricatives and alveolar trill. Vocal abuse was shown in 50% of the characters, both heroes and villains. No differences were observed regarding loudness, pace and rhythm between hero and villain voices. Psychodynamic voice aspects show that heroes have jovial, cheerful, courageous, distressed and anxious voices, while villains have mature, confident, threatening, authoritarian and aggressive ones. Conclusions: The voices of heroes and villains seem to differ, demonstrating certain patterns in vocal construction that characterizes good and evil in the characters. ...
Resumen
Introducción: La televisión es una presencia constante en la infancia contemporánea, en especial a través de los dibujos animados. Las voces de los personajes en los dibujos animados pueden representar padrones influyentes en la construcción de las representaciones lingüísticas y sociales de los niños. Objetivo: A partir de la temática héroe / villano, este estudio busca describir los parámetros vocales de estos personajes e investigar si existen padrones vocales que caracterizan y diferencian, ...
Introducción: La televisión es una presencia constante en la infancia contemporánea, en especial a través de los dibujos animados. Las voces de los personajes en los dibujos animados pueden representar padrones influyentes en la construcción de las representaciones lingüísticas y sociales de los niños. Objetivo: A partir de la temática héroe / villano, este estudio busca describir los parámetros vocales de estos personajes e investigar si existen padrones vocales que caracterizan y diferencian, héroes y villanos en los dibujos animados. Material y Método: Estudio transversal, cuali-cuantitativo de carácter exploratorio y descriptivo. Se constituye de una muestra de 23 fragmentos del habla, de héroes y villanos, de los dibujos animados, presentes en la televisión. Las muestras brasileña fueron sometidas al analice perceptivo-auditivo vocal, realizado por tres fonoaudiólogos especialistas en voz. Fueron analizados los siguientes parámetros vocales: resonancia, pitch, loudness, modulación vocal, velocidad del habla, articulación. También fueron analizadas la presencia de abuso vocal e psicodinámica vocal. Resultados: La resonancia laringofaríngea fue encontrada predominantemente en las voces de personajes villanos, así como pitch grave; en cuanto a los personajes héroes presentan una resonancia equilibrada. Dos personajes héroes presentan distorsiones articulatorias en fricativas y líquidas alveolar. El abuso vocal en la emisión, fue encontrado en 50% de los personajes, tanto héroes como villanos. Los aspectos psicodinámicos de la voz muestran que los héroes presentan voces joviales, alegres, valientes, aflictivas y ansiosas, en cuanto a los villanos presentan voces maduras, seguras, amenazadoras, autoritarias y agresivas. Conclusiones: Las voces de héroes y villanos parecen presentar diferencias, demostrando cierta caricatura en la construcción vocal que caracteriza el bien y el mal en los personajes. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Faculdade de Odontologia. Curso de Fonoaudiologia.
Colecciones
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