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dc.contributor.advisorSilveira, Heraldo Luis Dias dapt_BR
dc.contributor.authorBusanello, Fernanda Hoffmannpt_BR
dc.date.accessioned2016-06-23T02:13:31Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/142959pt_BR
dc.description.abstractA aprendizagem do diagnóstico radiográfico das alterações de coroa e raiz é fundamental para a formação do cirurgião-dentista. Estudos mostram que a utilização de tecnologias de informação apresentam resultados muito positivos em educação, facilitando a absorção e retenção de conhecimento. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi construir e testar um objeto digital para desenvolver a habilidade no diagnóstico das alterações radiográficas de coroa e raiz dentárias. Foram selecionados 32 alunos de graduação matriculados na disciplina de diagnóstico por imagem. Estes foram separados em dois grupos: um grupo A que utilizou o objeto (teste) e um grupo B que recebeu aulas convencionais (controle). Após o período de aprendizagem, responderam a uma prova dissertativa com 10 questões e uma prova prática para diangosticar 20 alterações em radiografias periapicais. O teste t mostrou que houve diferença significativa no desempenho dos alunos do grupo A em relação ao grupo B na prova teórica (P= 0.049) e na prova prática (P= 0.028). Aspectos específicos de usabilidade do objeto foram avaliados através de um questionário estruturado baseado no System Usability Scale (SUS) (87,5%). O objeto digital mostrou-se uma ferramenta eficaz no desenvolvimento da habilidade no diagnóstico radiográfico e com boa aceitabilidade pelos usuários, podendo ser utilizada para complementar o ensino.pt_BR
dc.description.abstractLearning the radiographic diagnosis of changes in crown and root is essential to the formation of the dentist. Studies show that the use of information technologies have very positive results in education, facilitating the absorption and retention of knowledge. Thus, the objective was to build and test a digital object to develop the ability in the diagnosis of radiographic changes of dental crown and root. Were selected 32 undergraduate students enrolled in the course of diagnostic imaging. These were divided into two groups: the group A used the object (test) and group B received conventional classes (control). After the learning period, answered an essay exam with 10 questions and a practical test to diagnosis 20 changes in periapical radiographs. The t test showed a significant difference in student performance in group A than group B in the theoretical test (P = 0.049) and the practical test (P = 0.028). Specific aspects of usability of the object were assessed using a structured questionnaire based on the System Usability Scale (SUS) (87.5%). The digital object proved to be an effective tool in the development of skills in diagnostic radiography and with good acceptance by users, showing a prodigious supplement for teaching.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectRadiologyen
dc.subjectDiagnóstico por imagempt_BR
dc.subjectRadiografia bucalpt_BR
dc.subjectLearningen
dc.subjectRadiografia dentariapt_BR
dc.subjectDiagnostic Imagingen
dc.titleDesenvolvimento de um objeto digital para aprendizagem do diagnóstico de alterações radiográficas de coroa e raiz dentáriaspt_BR
dc.title.alternativeDevelopment of a digital object for learning the diagnostic of radiographic changes from crown and root dental en
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000862942pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Odontologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.graduationOdontologiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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