Avaliação neuropsicológica das funções executivas em um adulto com sintomas de ansiedade
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Data
2014Autor
Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Assunto
Resumo
O termo funções executivas (FE) é uma expressão ampla utilizada para abranger um conjunto de habilidades cognitivas de alta ordem, responsável pela coordenação de respostas adaptativas diante de situações novas e/ou complexas. Alterações nas FE têm se mostrado associadas a vários transtornos cognitivos, decorrentes de lesões ou de disfunções neurológicas e psiquiátricas. Considerando a alta prevalência dos Transtornos de Ansiedade (TA), fazem-se necessários estudos que investiguem condições neu ...
O termo funções executivas (FE) é uma expressão ampla utilizada para abranger um conjunto de habilidades cognitivas de alta ordem, responsável pela coordenação de respostas adaptativas diante de situações novas e/ou complexas. Alterações nas FE têm se mostrado associadas a vários transtornos cognitivos, decorrentes de lesões ou de disfunções neurológicas e psiquiátricas. Considerando a alta prevalência dos Transtornos de Ansiedade (TA), fazem-se necessários estudos que investiguem condições neuropsicológicas que podem influenciar nos desempenhos social, intelectual e afetivo desses pacientes. O presente estudo de caso tem como objetivo geral investigar os componentes preservados e prejudicados das FE em um adulto com sintomas de ansiedade. Como objetivos específicos pretendem-se: 1) descrever o desempenho, quantitativo e qualitativo, do participante com sintomas ansiosos em tarefas neuropsicológicas e que avaliam os componentes das FE, 2) discutir o potencial das habilidades executivas deste paciente e 3) relacionar as dificuldades nas FE com o comportamento cotidiano desse caso. Os achados deste caso demonstraram prejuízos significativos nos testes neuropsicológicos que avaliam a memória de trabalho, os processos atencionais e as FE. Encontraram-se alterações nos componentes das FE relacionados à capacidade de alternar conceitos distintos, de planejamento, de controle da impulsividade, inibição de perseverações e flexibilidade cognitiva. Tais defasagens podem impedir o paciente de agir de forma eficiente em suas rotinas, ao realizar erros de interpretação de estímulos ambientais, dificuldades de automonitoramento, prejuízos na integração de conteúdos mnêmicos e nos processos atencionais. ...
Abstract
Executive functions (EF) is a broad term used to encompass a set of cognitive abilities of high order, responsible for the coordination of adaptive responses to new and / or complex situations. Changes in EF have been shown associated with various cognitive disorders resulting from injuries or neurological and psychiatric disorders. Considering the high prevalence of Anxiety Disorders (AD), are made necessary studies investigating neuropsychological conditions that may influence the social perf ...
Executive functions (EF) is a broad term used to encompass a set of cognitive abilities of high order, responsible for the coordination of adaptive responses to new and / or complex situations. Changes in EF have been shown associated with various cognitive disorders resulting from injuries or neurological and psychiatric disorders. Considering the high prevalence of Anxiety Disorders (AD), are made necessary studies investigating neuropsychological conditions that may influence the social performances, intellectual and affective these patients. This case study aim investigates the components preserved and harmed of the EF in an adult with symptoms of anxiety. The specific objectives are: 1) describe the performance, quantitatively and qualitatively, of the participant with anxiety symptoms in neuropsychological tasks and evaluating the components of EF, 2) discuss the potential of executive abilities of this patient and 3) list the difficulties in EF with the everyday behavior of this case. The findings demonstrate significant deficits in neuropsychological tests that assess the working memory, attentional processes and EF. We found changes in the EF components related to capacity to switch different concepts, planning, impulse control, inhibition, cognitive flexibility and perseverations. Such gaps can prevent the patient to act efficiently in their routines because ultimately perform interpretation of environmental stimuli errors, presents difficulties of self-monitoring, damage to integrate content mnemonic and attentional processes. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Curso de Especialização em Neuropsicologia.
Coleções
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Ciências Humanas (1949)
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