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dc.contributor.advisorZielinsky, Monicapt_BR
dc.contributor.authorSilveira, Clarissa Azevedo dapt_BR
dc.date.accessioned2016-06-23T02:12:07Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/142916pt_BR
dc.description.abstractA partir da problemática da autoestima das mulheres negras, o Coletivo Sopapo de Mulheres instaurou uma zona de diálogo poético e desenvolveu uma pesquisa dos sons do cotidiano para a criação de uma peça sonora e de uma entrevista coletiva com mulheres negras. Este processo resultou no programa de radiovisual Ruídos Urbanos: Mulheres Negras. O presente escrito traz apontamentos deste processo criativo coletivo, problematizando a poética do diálogo. Abre as camadas da zona de diálogo instaurada e situa esta poética radiovisual na fronteira entre diferentes territórios do conhecimento, tais como arte, comunicação, política, feminismo, africanidades, do ponto de vista prático e teórico. A autora, integrante do Coletivo Sopapo de Mulheres, dialoga textualmente com pensadores, filósofos, comunicadores, artistas, teóricos e críticos de arte, afirmando um território conceitual ampliado. Dessa forma, o escrito Ruídos Urbanos: Mulheres Negras – Uma Poética Radiovisual afirma que, assim como na vida, a transdisciplinariedade é uma característica importante das poéticas contemporâneas.pt_BR
dc.description.abstractTaking the question of the self-esteem as a starting point, the Sopapo de Mulheres Collective intiated a zone of poetic dialogue and developed a research on everyday sounds with a view to producing a sound piece and a collective interview with a group of black women. This process resulted in the radiovisual broadcast Ruídos Urbanos: Mulheres Negras [Urban Noises: Black Women]. This texts comments on this collective creative process, problematizing the poetics of dialogue. It opens the layers of dialogue established by the project and situates this radiovisual poetics, from the point of view of practice as well as that of theory, in the borders of different fields of knowledge, such as art, communication, politics, feminism, africanities. The author, a member of the Sopapo de Mulheres Collective, enters into textual dialogue with thinkers, philosophers, artists, critics and theoreticians of art and communication, constructing na expanded conceptual territory. In this way, ‘Ruídos Urbanos: Mulheres Negras – A Radiovisual Poetics’ affirms transdisciplinarity as a key characteristic of contemporary poetics.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTransdisciplinaridadept_BR
dc.subjectRuídos Urbanosen
dc.subjectMulher negrapt_BR
dc.subjectColetivo Sopapo de Mulheresen
dc.subjectBlack womenen
dc.subjectRadiovisualen
dc.subjectSound pieceen
dc.subjectZone of dialogueen
dc.subjectBordersen
dc.subjectTransdisciplinarityen
dc.subjectContemporary poeticsen
dc.titleRuídos urbanos : mulheres negras - uma poética radiovisualpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000994781pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.graduationArtes Visuais: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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