A relação entre o processo de avaliação psicométrica e avaliação processual em alunos com altas habilidades/superdotação
dc.contributor.advisor | Yates, Denise Balem | pt_BR |
dc.contributor.author | Borges, Michele do Amarante | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-06-23T02:12:07Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/142914 | pt_BR |
dc.description.abstract | O tema superdotação vem instigando inúmeros autores a buscarem cada vez mais conceitos de inteligência e consequentemente entender como se dá a construção desta habilidade. Justamente por isso, o pensar sobre a forma com que as pessoas com altas habilidades/superdotação (AH/S) são avaliadas torna-se de grande relevância, pois a falta de identificação ou o diagnóstico inadequado podem trazer grandes consequências para a vida acadêmica, afetiva e social do indivíduo. Este trabalho procurou possibilitar a análise de alguns testes psicométricos, respondidos por 30 crianças e adolescentes com AH/S, demonstrando a relação existente entre os resultados destes e os instrumentos utilizados nos núcleos de atendimento as AH/S. A partir disso chegou-se à conclusão de que a avaliação destes indicadores deve ser realizada de forma precoce, tanto em meninas quanto em meninos, buscando a valorização das características que são individuais de cada sujeito. A partir dos dados coletados conclui-se que há a possibilidade de utilização de instrumentos psicométricos padronizados na avaliação de AH/S, porém não como única ferramenta, mas sim juntamente com outros questionários, embasando ainda mais a identificação e melhorando o atendimento dessas pessoas. Percebeu-se também a importância da criação de novos instrumentos que possibilitem a avaliação fidedigna dos indicadores, para que cada vez menos crianças, adolescentes e adultos sofram com a falta de identificação e atendimento, sentindo-se frustrados e diferentes dos demais, sem entendimento da sua potencialidade e deixando de lado o que de melhor poderiam contribuir para a sociedade. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Neuropsicologia | pt_BR |
dc.title | A relação entre o processo de avaliação psicométrica e avaliação processual em alunos com altas habilidades/superdotação | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000993008 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Psicologia | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Neuropsicologia | pt_BR |
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Ciências Humanas (1949)