A relação entre o processo de avaliação psicométrica e avaliação processual em alunos com altas habilidades/superdotação
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Date
2015Author
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Specialization
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
O tema superdotação vem instigando inúmeros autores a buscarem cada vez mais conceitos de inteligência e consequentemente entender como se dá a construção desta habilidade. Justamente por isso, o pensar sobre a forma com que as pessoas com altas habilidades/superdotação (AH/S) são avaliadas torna-se de grande relevância, pois a falta de identificação ou o diagnóstico inadequado podem trazer grandes consequências para a vida acadêmica, afetiva e social do indivíduo. Este trabalho procurou possib ...
O tema superdotação vem instigando inúmeros autores a buscarem cada vez mais conceitos de inteligência e consequentemente entender como se dá a construção desta habilidade. Justamente por isso, o pensar sobre a forma com que as pessoas com altas habilidades/superdotação (AH/S) são avaliadas torna-se de grande relevância, pois a falta de identificação ou o diagnóstico inadequado podem trazer grandes consequências para a vida acadêmica, afetiva e social do indivíduo. Este trabalho procurou possibilitar a análise de alguns testes psicométricos, respondidos por 30 crianças e adolescentes com AH/S, demonstrando a relação existente entre os resultados destes e os instrumentos utilizados nos núcleos de atendimento as AH/S. A partir disso chegou-se à conclusão de que a avaliação destes indicadores deve ser realizada de forma precoce, tanto em meninas quanto em meninos, buscando a valorização das características que são individuais de cada sujeito. A partir dos dados coletados conclui-se que há a possibilidade de utilização de instrumentos psicométricos padronizados na avaliação de AH/S, porém não como única ferramenta, mas sim juntamente com outros questionários, embasando ainda mais a identificação e melhorando o atendimento dessas pessoas. Percebeu-se também a importância da criação de novos instrumentos que possibilitem a avaliação fidedigna dos indicadores, para que cada vez menos crianças, adolescentes e adultos sofram com a falta de identificação e atendimento, sentindo-se frustrados e diferentes dos demais, sem entendimento da sua potencialidade e deixando de lado o que de melhor poderiam contribuir para a sociedade. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Curso de Especialização em Neuropsicologia.
Collections
-
Humanities (1949)
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