Portfólio de aprendizagens : dispositivo pedagógico interdisciplinar
Visualizar/abrir
Data
2010Autor
Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
Este artigo tem por objetivo mostrar o resultado da pesquisa desenvolvida no curso de especialização em tutoria em EAD e se dá no contexto do curso de graduação em Pedagogia – Licenciatura, modalidade Educação a Distância (PEAD), da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FACED/UFRGS). O material empírico de análise aloca-se no mecanismo de autoavaliação intitulado Portfólio de Aprendizagens. Esse mecanismo, que denomino de dispositivo pedagógico, será foco do meu ol ...
Este artigo tem por objetivo mostrar o resultado da pesquisa desenvolvida no curso de especialização em tutoria em EAD e se dá no contexto do curso de graduação em Pedagogia – Licenciatura, modalidade Educação a Distância (PEAD), da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FACED/UFRGS). O material empírico de análise aloca-se no mecanismo de autoavaliação intitulado Portfólio de Aprendizagens. Esse mecanismo, que denomino de dispositivo pedagógico, será foco do meu olhar, na medida em que opera tecnologias do eu, movimentando propósitos e finalidades do discurso do PEAD (Autorreflexão, Interdiciplinaridade). Conclui-se, a partir das recorrências discursivas observadas nas narrações das alunasprofessoras, que alguns “eus” professoras estão sendo produzidos a partir do dispositivo pedagógico do Portfólio de Aprendizagens, entre eles o “eu interdisciplinar”. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Tutoria em Educação a Distância.
Coleções
-
Ciências Humanas (1949)
Este item está licenciado na Creative Commons License