Blogs-portfólio e autoria : modalidades de relações e diálogos no PEAD/UFRGS
Fecha
2010Autor
Nivel académico
Especialización
Resumo
Este artigo apresenta um estudo sobre o papel da tutoria e suas relações na construção e utilização dos Portfólios de Aprendizagens no contexto do Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PEAD/UFRGS). Para a análise foram utilizadas as produções, de um grupo de quinze alunas do Pólo de São Leopoldo, publicadas nos blogs-portfólio, acompanhadas das intervenções da tutoria e das relações desencadeadas por essas. A classificação dos diferentes mo ...
Este artigo apresenta um estudo sobre o papel da tutoria e suas relações na construção e utilização dos Portfólios de Aprendizagens no contexto do Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PEAD/UFRGS). Para a análise foram utilizadas as produções, de um grupo de quinze alunas do Pólo de São Leopoldo, publicadas nos blogs-portfólio, acompanhadas das intervenções da tutoria e das relações desencadeadas por essas. A classificação dos diferentes modos de relação entre a intervenção do tutor, a produção da aluna e a relação desta com seu blog-portfólio, a partir de três categorias de análise e classificação dos retornos das alunas-cursistas, que são designadas como: Silenciamentos, Endereçamento Direto (por ratificação ou por retificação) e Endereçamento Indireto, levou a duas constatações. Em outras palavras, a análise dos modos de endereçamento produzidos pelas alunas possibilitou concluir sobre a importância das intervenções da tutoria para a construção da autoria das alunas e os modos diferentes a partir dos quais as alunas constituem seu lugar de autoras do discurso pedagógico. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Tutoria em Educação a Distância.
Colecciones
-
Ciencias Humanas (1949)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License