Práticas pedagógicas para a educação ambiental na escola
dc.contributor.advisor | Batista, Neusa Chaves | pt_BR |
dc.contributor.author | Khalek, Chanla Antonieta Abdul | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-06-21T02:10:13Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/142849 | pt_BR |
dc.description.abstract | A nossa sociedade está vivendo um período histórico de aceleração econômica e de desenvolvimento globalizado. Em nome dos avanços da ciência, da tecnologia, da produção e do consumo desenfreado, o homem vem desrespeitando as relações com a natureza e outros seres vivos. Na busca da satisfação de suas necessidades e aspirações não percebem que isto faz diminuir as chances para as gerações futuras trazendo conseqüências desastrosas. Para tanto, o papel da educação neste contexto se apresenta como um alicerce para novas mudanças. Promover práticas educativas eficazes em educação ambiental resulta em aprendizados que podem mudar hábitos e valores que farão a diferença para um futuro melhor ao homem e a natureza. Diante deste contexto, o presente estudo visa propiciar uma reflexão sobre o papel da escola nestas mudanças e apresentar e analisar quais e em que condições as práticas pedagógicas implementadas em uma escola da rede pública resultaram em uma efetiva educação ambiental. Tendo como referencial teórico as idéias de Paulo Freire, Jean Piaget e Moacir Gadotti. A experiência foi desenvolvida ao longo de dez semanas e focou-se na intenção de mudar atitudes e comportamentos em relação a um problema ambiental, o lixo acumulado, existente na escola e na comunidade do entorno. Além de tentar resgatar nos alunos valores como: respeito, solidariedade, comprometimento, amor ao outro e a natureza. Podemos dizer que durante o desenvolvimento do projeto ficou evidente que para termos êxito em educação ambiental é necessário um trabalho continuado que vai além de um semestre ou apenas um ano letivo. Assim como, o esforço conjunto da comunidade escolar e de vários segmentos sociais que estejam envolvidos em um projeto coletivo em prol de uma visão comum para uma melhor qualidade de vida. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Aluno | pt_BR |
dc.title | Práticas pedagógicas para a educação ambiental na escola | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000993827 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2010 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Pedagogia (1401)