O lúdico nas primeiras séries do ensino fundamental
Visualizar/abrir
Data
2010Autor
Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este trabalho tem como objetivo principal analisar as atividades lúdicas nos currículos das primeiras séries do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal. Para isso, fez-se uso de pesquisa de fontes bibliográficas e de campo através de entrevista com o corpo docente da escola e observação do espaço físico da sala de aula. As teorias de Piaget sobre as fases do desenvolvimento cognitivo e o contexto sócio-cultural de Vygotsky e alguns outros teóricos embasaram o trabalho. Pode-se consta ...
Este trabalho tem como objetivo principal analisar as atividades lúdicas nos currículos das primeiras séries do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal. Para isso, fez-se uso de pesquisa de fontes bibliográficas e de campo através de entrevista com o corpo docente da escola e observação do espaço físico da sala de aula. As teorias de Piaget sobre as fases do desenvolvimento cognitivo e o contexto sócio-cultural de Vygotsky e alguns outros teóricos embasaram o trabalho. Pode-se constatar que na escola pesquisada à medida que as séries escolares avançam as atividades lúdicas diminuem. O lúdico é ferramenta necessária para o desenvolvimento das potencialidades das crianças: cognitiva, criativa e social, pois é elemento fundamental para o crescimento equilibrado do indivíduo. ...
Abstract
This paper is aimed at analyzing the recreational activities in the curriculum of early grades of elementary school to a public school. For this it has been made in research literature sources and field research through interviews with school faculty and observation of the physical space of the classroom. Piaget's theories about the stages of cognitive development and sociocultural context of Vygotsky and some other theorists based the work. One can see that the school investigated as the grade ...
This paper is aimed at analyzing the recreational activities in the curriculum of early grades of elementary school to a public school. For this it has been made in research literature sources and field research through interviews with school faculty and observation of the physical space of the classroom. Piaget's theories about the stages of cognitive development and sociocultural context of Vygotsky and some other theorists based the work. One can see that the school investigated as the grades advance play activities decrease. The play is a necessary tool for development of children's potential: cognitive, creative and social as it is a important key to a peaceful growth of the individual. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1400)
Este item está licenciado na Creative Commons License