Show simple item record

dc.contributor.advisorFreitas, Lia Beatriz de Luccapt_BR
dc.contributor.authorSantos, Diana Leonhardt dospt_BR
dc.date.accessioned2016-06-17T02:08:41Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/142726pt_BR
dc.description.abstractEste estudo investigou a concepção de professoras que trabalham em escolas de educação infantil sobre educação moral, autonomia e resolução de conflitos no espaço escolar. Participaram 10 professoras titulares de quatro escolas particulares de Porto Alegre, com média de 29,9 anos de idade e tempo de atuação de 7 meses a 20 anos. Utilizou-se dois instrumentos: (a) questionário sobre formação e trabalho das educadoras e (b) entrevista semiestruturada sobre autonomia. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo. Os resultados indicam que autonomia é entendida pela maioria das participantes como relacionada a habilidades e capacidades exclusivamente individuais e como sinônimo, muitas vezes, de independência. A forma como interferem nas situações de conflito que ocorrem entre seus alunos proporciona, na maioria das vezes, o desenvolvimento da heteronomia em detrimento da autonomia moral.pt_BR
dc.description.abstractThis study investigated the conception of teachers who work with early childhood education about moral education, autonomy and conflict resolution at school. Ten teachers of four private schools in Porto Alegre, averaging 29.9 years of age and time of working from 7 months to 20 years, participated. Two instruments were used: (a) a questionnaire about the teachers’ training and their work and (b) a semi-structured interview about autonomy. The data were content analyzed. The results indicated that autonomy is perceived by most participants as related to individual skills and capabilities and often as a synonym of independence. The way they interfere in the conflict situations that occur between students provides, in most cases, the development of heteronomy instead of moral autonomy.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMoral developmenten
dc.subjectDesenvolvimento moralpt_BR
dc.subjectAutonomyen
dc.subjectConflitopt_BR
dc.subjectEarly childhood educationen
dc.subjectAutonomiapt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEducadores infantispt_BR
dc.titleDesenvolvimento moral na educação infantil : o que pensam as educadoraspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000875900pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record