Estratégias para o aprendizado de obras com scordaturas não usuais : Um estudo com violinistas
Fecha
2016Tutor
Nivel académico
Maestría
Tipo
Materia
Resumo
A preparação de obras para violão compostas em afinações não tradicionais é comumente considerada uma tarefa complexa. Dependendo da afinação, a disposição das notas ao longo da escala do instrumento pode vir a se alterar radicalmente. Isso interfere diretamente na preparação de uma obra, desde os momentos iniciais da leitura, passando pelo processo de digitação e também de memorização. A presente pesquisa teve como objetivo investigar a eficácia de diferentes estratégias de estudo durante a ab ...
A preparação de obras para violão compostas em afinações não tradicionais é comumente considerada uma tarefa complexa. Dependendo da afinação, a disposição das notas ao longo da escala do instrumento pode vir a se alterar radicalmente. Isso interfere diretamente na preparação de uma obra, desde os momentos iniciais da leitura, passando pelo processo de digitação e também de memorização. A presente pesquisa teve como objetivo investigar a eficácia de diferentes estratégias de estudo durante a abordagem inicial de peças para violão com scordaturas não usuais, por oito violonistas de diferentes níveis acadêmicos. Outros objetivos incluem identificar os problemas comuns aos violonistas durante o estudo de obras com scordatura e investigar se a formação prévia exerce influência no aprendizado de obras com afinações não tradicionais. Para a coleta de dados, duas sessões de estudo individuais foram realizadas. Cada sessão consistiu no estudo de trechos musicais, seguido da performance do trecho estudado e de uma entrevista semiestruturada. Foi também aplicado um questionário cujo objetivo era acessar os dados históricos referentes à experiência musical dos Sujeitos. No primeiro encontro, foi permitido aos Sujeitos conduzir o estudo deliberadamente, com o objetivo de prepará-lo no menor tempo possível. No segundo encontro, os Sujeitos receberam estratégias de estudo previamente estabelecidas para cada trecho. As sessões, performances e entrevistas foram filmadas. Os níveis de formação foram determinantes na qualidade dos produtos finais da sessão de estudo deliberado. O uso das quatro estratégias gerou performances com menor diferença qualitativa entre Sujeitos de diferentes níveis acadêmicos. Também, a eficácia destas foi influenciada pela sua adequação à textura e idioma harmônico das peças. As entrevistas e questionários evidenciaram, também, que o perfil de aprendizado de cada Sujeito, no que concerne a sua relação com o estudo, o uso individual de representações mentais, anotação de guias de estudo na partitura, bem como sua trajetória musical, influenciam o modo como diferentes estratégias podem ou não ser eficazes, independentemente do detalhamento da informação que elas disponham na partitura. ...
Abstract
The learning of guitar works composed in nontraditional tunings is commonly considered a complex task. Depending on the tuning, the arrangement of notes along the instrument fretboard can change radically. It interferes directly in the preparation of a work from the initial reading moments and through the processes of fingering and memorization. The purpose of this research was to investigate the effectiveness of different study strategies during the initial approach to guitar works with unusua ...
The learning of guitar works composed in nontraditional tunings is commonly considered a complex task. Depending on the tuning, the arrangement of notes along the instrument fretboard can change radically. It interferes directly in the preparation of a work from the initial reading moments and through the processes of fingering and memorization. The purpose of this research was to investigate the effectiveness of different study strategies during the initial approach to guitar works with unusual scordaturas by eight guitarists of different academic levels. Other objectives included identifying common problems for guitarists during the study of works with scordatura and investigating whether prior training influences the learning of works with nontraditional tunings. For data collection, two separate meetings were held. Each meeting consisted of a session of study of musical excerpts, followed by the performance of the studied excerpt and a semi-structured interview. A questionnaire was applied with he purpose to access the musical experience of the subjects. In the first meeting, subjects were allowed to conduct the study deliberately, in order to prepare the piece in the shortest time possible. In the second meeting, the subjects received study strategies previously established for each piece. The meetings, performances and interviews were filmed. Different academic levels determined the quality of the final products of the first study session. The use of four strategies generated performances with less qualitative differences between the subjects, regardless of their academic level. Also, the effectiveness of these was influenced by its capacity to fit effectively the texture and harmonic idiom of the pieces. Interviews and questionnaires showed also that the learning profile, the individual use of mental representations, the use of study guides in the score and the musical background of each subject, have influenced how different strategies may or may not be effective, regardless of how much information they provide in the score. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Música.
Colecciones
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