Show simple item record

dc.contributor.advisorLund, Luiz Carlos Ritterpt_BR
dc.contributor.authorMargotti, Volneipt_BR
dc.date.accessioned2008-10-03T04:12:56Zpt_BR
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/14219pt_BR
dc.description.abstractTendo em vista a crescente adesão do setor bancário ao marketing de relacionamento, o presente trabalho teve por objetivo conhecer as dimensões do relacionamento percebidas pelos clientes da agência do Banco do Brasil S.A. de Braço do Norte (SC), e analisar quais variáveis que mais influenciam na decisão de permanecerem como parceiros da instituição. Para tal foi feita uma pesquisa exploratória objetivando levantar as variáveis envolvidas e uma posterior pesquisa survey, com uma amostra de 116 clientes, num universo de aproximadamente 3.200. A análise foi direcionada por segmentos como, carteira, profissão e sexo, além do cômpito geral. Os dados indicam que tais clientes valorizam sobremaneira, a segurança e a confiança na instituição e apontam ainda como principais motivos, o limite de crédito, a taxa de juros e o crédito agrícola. Variáveis como pontos de atendimento, canais alternativos, atendimento prestado, segurança transmitida por funcionários, produtos e serviços oferecidos pela instituição, também mereceram destaque. Por outro lado, tarifas, rapidez e horário de atendimento, foram variáveis elencadas com grau elevado de importância, mas devido ao banco estar muito aquém do esperado, na percepção dos clientes, não foram apontados como motivos de suas parcerias. Ações para melhorias na perspectiva relacional, passam por implicações gerenciais, que de posse dos dados, poderão ser direcionadas para melhores resultados.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMarketing bancariopt_BR
dc.subjectMarketing de relacionamentopt_BR
dc.subjectBanco do Brasil.pt_BR
dc.subjectServicos : Cliente : Atendimento ao publico : Marketingpt_BR
dc.titlePrincipais motivos pelos quais os clientes optam pelo Banco do Brasil S.A., agência de Braço do Norte (SC)pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000649517pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2007pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de especialização a distância: Gestão de negócios financeiros - Banco do Brasilpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record