Alguns despertares da consciência pela educação : arriscando-se para manter a esperança
View/ Open
Date
2015Author
Advisor
Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
A educação, enquanto possibilidade de relação humana pode promover sentimentos dos mais elevados como, por exemplo: o encantamento, a paciência, o entusiasmo, a determinação, a perseverança e o amor. Compreender os espaços de ensino e aprendizagem, acolhedores e seguros, como meios propícios ao brotamento dessas realidades mágicas de criação e desenvolvimento nos reconstitui a esperança na jornada pelo conhecimento. Sob a luz do Paradigma Emergente, práticas educacionais inovadoras, experimenta ...
A educação, enquanto possibilidade de relação humana pode promover sentimentos dos mais elevados como, por exemplo: o encantamento, a paciência, o entusiasmo, a determinação, a perseverança e o amor. Compreender os espaços de ensino e aprendizagem, acolhedores e seguros, como meios propícios ao brotamento dessas realidades mágicas de criação e desenvolvimento nos reconstitui a esperança na jornada pelo conhecimento. Sob a luz do Paradigma Emergente, práticas educacionais inovadoras, experimentais e alternativas estão inspirando-se e buscando atingir o ideal transdisciplinar. Procurando entender melhor como esse ideal funciona me lancei no longo caminho autotransformador de minha própria formação tentando reorganizar e retirar dos meus cantos mais escuros boa parte dos entraves, que me impediam de conceber uma realidade mais harmônica na educação. E assim, me detive em explicar as causas e as consequências conectadas e geridas pelo Paradigma Dominante. Além disso, traço uma analogia entre as abordagens artísticas, espirituais e ecológicas, que possam vir a despertar certas conscientizações. A lógica do terceiro incluído, axioma basilar do Pensamento Complexo, possui a mesma natureza da lógica “acyntia-bheda-abheda-tattva” da filosofia védica, e dessa forma estabeleci essa comparação. Em meio à crise paradigmática, esbanja-se em um universo paralelo ambientes educacionais com prazer abundante, de reflexão, de beleza estética e de luta. E para expandir essa realidade me debrucei a conhecê-las e a contá-las. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociências. Curso de Ciências Biológicas: Licenciatura.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License