O papel do audiovisual na educação : vídeos de ciências
View/ Open
Date
2015Author
Advisor
Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
A escola, integrante da sociedade, está imersa em transformações tecnológicas, exigindo adequações do ensinar e aprender. O audiovisual, representando em grande parte pelo vídeo, é uma das tecnologias que mais se tem destacado nos últimos anos. Relativamente de fácil acesso o vídeo é ainda uma tecnologia que apresenta dificuldades em ser incorporada como recurso educativo. Este trabalho buscou investigar o potencial educativo do uso de vídeos de ciências como instrumento didático no ensino de b ...
A escola, integrante da sociedade, está imersa em transformações tecnológicas, exigindo adequações do ensinar e aprender. O audiovisual, representando em grande parte pelo vídeo, é uma das tecnologias que mais se tem destacado nos últimos anos. Relativamente de fácil acesso o vídeo é ainda uma tecnologia que apresenta dificuldades em ser incorporada como recurso educativo. Este trabalho buscou investigar o potencial educativo do uso de vídeos de ciências como instrumento didático no ensino de biologia na Educação Básica. A investigação ocorreu através da aplicação de aulas introduzidas com vídeos de ciência do Canal do Nerdologia. A pesquisa do tipo descritiva foi realizada por meio de questionário. Através dos dados obtidos infere-se que os vídeos de ciência contribuem para dinâmica da aula, esclarecimento e interesse pelos temas. De modo geral, os vídeos exibidos foram considerados uma boa forma de aprender os temas e motivadores para explorar outros vídeos de ciências. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociências. Curso de Ciências Biológicas: Licenciatura.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License