Compreensões sobre práticas pedagógicas apoiadas pelas tecnologias digitais
dc.contributor.advisor | Aragón, Rosane | pt_BR |
dc.contributor.author | Millan, Gerson Luiz | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-05-26T02:08:54Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/142025 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa tem como objetivo principal a análise das práticas orientadas pelo curso em sala de aula e das práticas reconstruídas pelas alunas-professoras com a mediação das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação para acompanhar o processo de como ocorreu a tomada de consciência das alunas-professoras de um curso de Pedagogia-Licenciatura na modalidade a distância da PEAD/UFRGS. O estudo foi desenvolvido a partir do constructo piagetiano da tomada de consciência considerando-se duas categorias (i) compreensão conceitual do uso das tecnologias nas práticas orientadas e reconstruídas durante o curso (PRO); (ii) compreensão conceitual do uso das tecnologias nas práticas reconstruídas pelas alunas-professoras após a conclusão do curso (PRE). A coleta de dados foi realizada a partir dos registros das alunas-professoras nos ambientes do curso e de entrevistas. Os dados coletados foram analisados conforme os níveis de Tomada de Consciência definidos. Concluímos que as alunas-professoras estão utilizando as Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação para as suas práticas educativas, construírem novos conhecimentos, oportunizarem descobertas de novas práticas e melhorarem as suas ações. | pt_BR |
dc.description.abstract | This research aims to analyze the practices targeted by the course in the classroom and practice rebuilt by the students-teachers with the mediation of Digital Technologies of Information and Communication to accompany the process as was the awareness of the students-teachers a Faculty of Education Degree-in distance of PEAD/UFRGS. The study was developed from Piaget's construct of awareness considering two categories (i) conceptual understanding of the use of technology in oriented practices and rebuilt during the course (PRO); (ii) conceptual understanding of the use of technology in practical rebuilt by the students-teachers after completing the course (PRE). Data collection was carried out from the records of the students-teachers in the course of interviews and environments. The collected data were analyzed according to the defined Consciousness-making levels. We conclude that the students-teachers are using the Digital Technologies of Information and Communication for their educational practices, build new knowledge, discoveries should create new practices and enhance their actions. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Consciousness-making | en |
dc.subject | Tomada de consciência | pt_BR |
dc.subject | Curso de Pedagogia | pt_BR |
dc.subject | Technologies | en |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Oriented practices | en |
dc.subject | Pedagogy course | en |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) | pt_BR |
dc.title | Compreensões sobre práticas pedagógicas apoiadas pelas tecnologias digitais | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000992768 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2016 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Ciências Humanas (7287)Educação (2434)