Corrigir ou avaliar : abordagem do texto escolar

View/ Open
Date
2015Advisor
Academic level
Graduation
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este trabalho tem como objetivo apresentar como é realizada a avaliação escolar e questioná-la. Partindo de práticas comuns de avaliação, busquei discutir como superá-las para que esse momento se tornasse mais produtivo ao processo de ensino-aprendizagem do professor e dos alunos. A partir disso, o foco do meu trabalho voltou-se para o texto escrito e para a análise do que comumente tem sido encontrado em sala de aula: a correção de textos centrada nos erros dos alunos. A partir da problematiza ...
Este trabalho tem como objetivo apresentar como é realizada a avaliação escolar e questioná-la. Partindo de práticas comuns de avaliação, busquei discutir como superá-las para que esse momento se tornasse mais produtivo ao processo de ensino-aprendizagem do professor e dos alunos. A partir disso, o foco do meu trabalho voltou-se para o texto escrito e para a análise do que comumente tem sido encontrado em sala de aula: a correção de textos centrada nos erros dos alunos. A partir da problematização dessa prática, proponho nesse trabalho que o texto escolar seja alvo de uma avaliação que dê conta daquilo que é demandado de um texto escrito em situações reais de interlocução. Para exemplificar essa ideia, apresentei um exemplo de proposta de critérios de avaliação do texto escolar, na qual a produção do aluno é avaliada considerando gênero do discurso, propósito comunicativo, leitura e escrita, interlocução, recursos linguísticos, organização e argumentação. O trabalho propõe-se, então, a apresentar uma alternativa de avaliação do texto escolar que supere a mera correção. ...
Abstract
This paper aims to present and debate how school evaluations are conducted. Starting from common evaluation practices, I seek to examine how to overcome this process so it can become more productive to the teaching-learning process between teachers and students. From this point, I focus on the written text and on the analysis of a common practice inside the classroom: correcting a student’s text addressing only their mistakes. By questioning this practice, I propose a scholar written text to be ...
This paper aims to present and debate how school evaluations are conducted. Starting from common evaluation practices, I seek to examine how to overcome this process so it can become more productive to the teaching-learning process between teachers and students. From this point, I focus on the written text and on the analysis of a common practice inside the classroom: correcting a student’s text addressing only their mistakes. By questioning this practice, I propose a scholar written text to be the point of an evaluation that actually considers what is demanded of a text written in a realistic situation of dialogue. In order to illustrate this idea, I presented a suggestion of evaluation criteria of school texts, in which the student’s production is evaluated by considering gender discourse, communicative purpose, reading and writing, dialogue, linguistic resources, organization and discussion. Therefore, the paper proposes to present an evaluation alternative to a scholar written text that goes beyond a mere correction of mistakes. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Português e Inglês: Licenciatura.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License
