Mostrar registro simples

dc.contributor.authorPereira, Alexsandro Pereira dept_BR
dc.contributor.authorOstermann, Fernandapt_BR
dc.date.accessioned2016-05-25T02:10:19Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.issn1518-8795pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/141893pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho apresenta uma revisão da literatura sobre o ensino de física moderna e contemporânea realizada através da consulta a artigos publicados nas principais revistas de ensino de ciências do Brasil e do exterior no período de 2001 a 2006. A pesquisa concentrou-se nos trabalhos direcionados ao ensino e resultou numa amostra de 102 artigos. Os trabalhos consultados foram classificados em quatro grandes categorias: propostas didáticas testadas em sala de aula, levantamento de concepções, bibliografia de consulta para professores, análise curricular. É possível constatar que, apesar do notável aumento relativo de publicações sobre o ensino de física moderna e contemporânea que apresentam resultados de pesquisa, a maioria dos artigos ainda se refere à bibliografia de consulta para professores. Embora haja um número considerável de estudos envolvendo propostas didáticas inovadoras, há poucos trabalhos que investigam os mecanismos envolvidos no processo de construção de conhecimentos relativo a temas de física moderna e contemporânea em sala de aula.pt_BR
dc.description.abstractThis paper presents a review of the literature on the teaching of modern and contemporary physics performed by consulting the articles published in leading Brazilian and international journals of science education in the period 2001 to 2006. The research focused on the papers targeted to education and it resulted in a sample of 102 articles. The studies reviewed were classified into four broad categories: didactical proposals tested in classroom, bibliographical reference to teachers, survey of misconceptions, curriculum analysis. It is possible to note that, despite a significant increase on publications on the teaching of modern and contemporary physics presenting research results, most articles still refer to bibliographical reference for teachers. Although there are a considerable number of studies involving new teaching proposals, there are few studies that investigate the mechanisms involved in the process of building knowledge related to topics of modern and contemporary physics in the classroom.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofInvestigações em ensino de ciências. Porto Alegre. Vol. 14, n. 3 (dez. 2009), p. 393-420pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectModern and contemporary physics teachingen
dc.subjectResearch on physics teachingen
dc.subjectReview of the literatureen
dc.titleSobre o ensino de física moderna e contemporânea : uma revisão da produção acadêmica recentept_BR
dc.title.alternativeModern and contemporary physics teaching : a review on recent literatureen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000737710pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples