Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorCândido, Luis Henrique Alvespt_BR
dc.contributor.authorMiritz, Suzanept_BR
dc.contributor.authorPureza, Jéssica do Cantopt_BR
dc.date.accessioned2016-05-25T02:09:43Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.issn1981-1543pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/141839pt_BR
dc.description.abstractDas etapas metodológicas para o desenvolvimento de produtos, a aplicação de práticas construtivas pode ser orientada pela fabricação de modelos, protótipos e maquetes. Diante da evolução das ferramentas de projeto e da necessidade contínua de inovação, cada vez mais se necessita de laboratórios e oficinas que contemplem estruturas tecnológicas de equipamentos e pessoal de apoio. Essa estrutura visa a auxiliar a prática pedagógica orientada pela integração do projeto virtual e sua análise física. Nesse sentido, este trabalho tem por objetivo apresentar um estudo de caso no qual foi desenvolvido um equipamento utilizado para filtragem de água para consumo humano. Para isso, foi realizada a construção de um modelo estrutural que integrou tecnologias de corte a laser, de impressão 3D e processos manuais de fabricação. O foco dessa prática foi a análise, a reflexão e a validação de princípios e parâmetros projetuais a serem aplicados no projeto final. O resultado da aplicação dessa prática pedagógica, apontam para a relevância da integração de processos tecnológicos com práticas manuais, proporcionando, dessa forma, um fluxo contínuo e dinâmico de aprendizagem orientada para a resolução de problemas funcionais e construtivos.pt_BR
dc.description.abstractFrom methodological stages to product development, the application of construction practices may be oriented for the manufacturing of models, prototypes and scale models. Upon the evolution of design tools and the continuous need for innovation, laboratories and workshops that address equipment technological infrastructures and support staff are increasingly needed. This framework aims to assist the pedagogical practice guided by the integration of virtual project and its physical analysis. In this sense, this work presents a case study in which a device used for water filtration for human consumption was developed. For this purpose, the construction of a structural model that integrated laser-cutting technologies, 3D printing and manual manufacturing processes was performed. Analyzing, reflecting and validating the principles and project parameters to be applied in the final design was the focus of this practice. The result of this pedagogical practice points to the importance of the integration of technological processes with manual practices, thus providing a continuous and dynamic flow of learning-oriented constructive resolution of functional problems.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofGestão & tecnologia de projetos. São Paulo. Vol. 11, n.1 (jan./jun. 2016), p. 39-53pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectModelsen
dc.subjectInovação tecnológicapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento de produtopt_BR
dc.subjectTechnologiesen
dc.subjectIntegrationen
dc.subjectProtótipopt_BR
dc.titleA prática pedagógica da integração de tecnologias construtivas como ferramenta de projetopt_BR
dc.title.alternativeThe pedagogical practice of the integration of construction technologies as a design tool en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000989665pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem