Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorMassoni, Neusa Teresinhapt_BR
dc.contributor.authorMoreira, Marco Antoniopt_BR
dc.date.accessioned2016-05-24T02:11:09Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.issn1518-8795pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/141763pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho é uma etnografia de sala de aula. A etnografia procura descrever compreensivamente uma cultura, neste caso, a cultura da sala de aula da disciplina de Física lecionada no terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública de Porto Alegre, Brasil. O estudo faz parte de uma pesquisa mais abrangente que teve por objetivo investigar as contribuições de posturas contemporâneas sobre a natureza da ciência para a melhoria do ensino da Física. É nesse sentido que o presente artigo assume uma perspectiva epistemológica. O professor de Física observado tinha concepções parcialmente alinhadas a essas posturas epistemológicas e muito embora nossa expectativa inicial fosse investigar as relações entre as concepções e as práticas didáticas, o que obtivemos foi uma descrição interpretativa detalhada da realidade da sala de aula e do contexto escolar, que acabou por revelar vários aspectos relevantes para a compreensão dessa cultura e do processo do ensino e aprendizagem da Física. Essa descrição interpretativa é o que apresentamos.pt_BR
dc.description.abstractThis paper is a classroom ethnography. Ethnography in a research strategy that attempts to comprehensively describe a culture, in this case the culture of a physics classroom in the 12th grade of a public high school in Porto Alegre, Brazil. This study is part of a larger scope study designed to investigate the contributions of contemporary views of the nature of science to the improvement of physics teaching. It is in sense that this paper assumes an epistemological perspective. The physics teacher that was observed had conceptions partially aligned to those epistemological views, however, although our initial intention was to search for relationships between her conceptions an her teaching practices we ended up with a detailed interpretative description of the classroom reality that revealed relevant aspects to the comprehension of such a culture and to theen
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofInvestigações em ensino de ciências. Porto Alegre. Vol. 17, n. 1 (mar. 2012), p. 147-181pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino de física : Ensino médiopt_BR
dc.subjectTeaching of physicsen
dc.subjectEpistemologiapt_BR
dc.subjectClassroom ethnographyen
dc.subjectContemporary epistemological viewsen
dc.titleEnsino de física em uma escola pública : um estudo de caso etnográfico com um viés epistemológicopt_BR
dc.title.alternativePhysics teaching in a public school : an ethnographic case study with an epistemological biasen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000851579pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem