Da liberdade de expressão à autoria : alternativas para promover uma educação transformadora
dc.contributor.advisor | Briggmann, Arcanjo Pedro | pt_BR |
dc.contributor.author | Peixoto, Bruna Lima | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-05-24T02:11:04Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/141748 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho de conclusão de curso tem o objetivo de traçar uma linha entre a liberdade de expressão e construção da autoria ao longo do processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, busca recontar, brevemente, a história da educação tradicional, retratando seus princípios, o sentido do fazer educacional, os papéis atribuídos ao professor e ao aluno e questionar alguns valores por trás da prática docente. Diante deste panorama, aponta propostas alternativas de ensino, visando promover uma educação transformadora e significativa, baseada na afetividade, na valorização do sujeito e no estímulo ao desenvolvimento do espírito crítico. | pt_BR |
dc.description.abstract | El presente trabajo de conclusión de curso tiene el objetivo de trazar una linea entre la libertad de expresión y la construcción de la autoría a lo largo del proceso de enseñanza y aprendizaje. Para tanto, busca recontar, brevemente, la história de la educación tradicional, retratando sus princípios, el sentido del hacer educacional, los papeles del profesor y del alumno y cuestionar los valores por detrás de la práctica docente. Delante de ese panorama, apunta propuestas alternativas de enseñanza, objetivando promover una educación transformadora y significativa, basada en la afectividad, en la valoración del sujeto y en el estímulo al desarrollo del espírito crítico. | es |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educación | es |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Propuestas | es |
dc.subject | Sujeito | pt_BR |
dc.subject | Sujeto | es |
dc.subject | Autoria | pt_BR |
dc.subject | Autoría | es |
dc.subject | Apropriação do conhecimento | pt_BR |
dc.subject | Pensamento crítico | pt_BR |
dc.title | Da liberdade de expressão à autoria : alternativas para promover uma educação transformadora | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000991843 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Letras | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Letras: Português e Espanhol: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Letras (1219)