Da teoria ao estágio, do estágio à teoria : Leitura, escrita e concordância
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Date
2015Advisor
Academic level
Graduation
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Pretende-se nesse trabalho evidenciar a realidade da situação de Língua Portuguesa nos ensinos fundamental e médio, elaborado a partir de experiências nos Estágio de Docência em Português I e II, do curso de Licenciatura em Letras. Apesar da existência dos PCN e dos Referencias Curriculares, o ensino da língua pouco tem evoluído nas escolas da rede pública de ensino nos últimos tempos. Percebemos que os professores continuam priorizando o ensino gramatical, com frases fora do contexto, seguem e ...
Pretende-se nesse trabalho evidenciar a realidade da situação de Língua Portuguesa nos ensinos fundamental e médio, elaborado a partir de experiências nos Estágio de Docência em Português I e II, do curso de Licenciatura em Letras. Apesar da existência dos PCN e dos Referencias Curriculares, o ensino da língua pouco tem evoluído nas escolas da rede pública de ensino nos últimos tempos. Percebemos que os professores continuam priorizando o ensino gramatical, com frases fora do contexto, seguem ensinando o emprego da língua sem considerar as variantes linguísticas. Faremos uma análise de partes do livro didático, material de apoio pedagógico distribuído pelo Ministério da Educação, que trabalha a concordância, uma das maiores dificuldades do usuário da língua, é preciso ensinar as normas linguísticas, levando em conta as variantes próprias do aluno, sua história como sujeito, sem desprezar as formas da oralidade e as consideradas não padrão. Iremos, também, analisar produções de alunos, selecionadas para discutir sobre as consequências que o ensino inadequado da língua pode trazer. O objetivo com este trabalho é refletir sobre o ensino da língua a partir do texto, para desenvolver a leitura, a produção de textos e partindo dessas produções, trabalhar as dificuldades da escrita apresentadas pelos alunos, à luz da sociolinguística. Constatamos que as práticas de ensino devem ter como base variados gêneros de texto e que precisamos dar condições ao aluno de exercer legitimamente a língua em qualquer situação de interação social, em sua produção falada ou escrita. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Português e Literatura Portuguesa: Licenciatura.
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