Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorSchlatter, Margaretept_BR
dc.contributor.authorSoardi, Paula Arduimpt_BR
dc.date.accessioned2016-05-24T02:10:37Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/141676pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho é propor tarefas preparatórias com o uso de imagens para o curso de Compreensão Oral I, destinado a alunos de nível básico de português como língua adicional do Programa de Português para Estrangeiros da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Neste trabalho, pretendo discutir as características de tarefas preparatórias elaboradas para auxiliar os alunos a compreender o vocabulário e o contexto de materiais audiovisuais sem a necessidade de recorrer ao dicionário ou a uma outra língua adicional, sempre que isso for possível. As tarefas preparatórias apresentadas visam a ativar o conhecimento prévio, afim de que os alunos possam criar expectativas sobre o vídeo que vão assistir. Baseandose na perspectiva de que é essencial que os alunos tenham contato com aspectos linguísticos e contextuais culturalmente relevantes para a compreensão do texto, as tarefas preparatórias buscam também sensibilizar os alunos para a atribuição de sentidos a partir de diferentes perspectivas culturais. Para a elaboração de tarefas preparatórias, é necessária uma seleção de imagens que seja relevante para o desenvolvimento das atividades de compreensão, além da escolha de enunciados que estejam de acordo com o nível de proficiência dos alunos e da bagagem de recursos linguístico-discursivos que o aluno possa usar no desenvolvimento das tarefas de compreensão.pt_BR
dc.description.abstractThis study aims to develop preparatory tasks with the use of visual aids for the course of Listening I, offered for basic-level students of Portuguese as an additional language in the Program of Portuguese for Speakers of Other Languages at the Federal University of Rio Grande do Sul. In this paper, I discuss the characteristics of preparatory tasks designed to help students to understand the vocabulary and the context of audiovisual materials without the use of dictionaries or other additional languages, whenever this is possible. The tasks designed aim at activating previous knowledge so that students can create expectations about the video they will watch. Based on the pressuposition that it is essential for students to have contact with linguistic and contextual aspects culturally relevant for their understanding of the text, the preparatory tasks are also designed to make students aware of different cultural perspectives to attribute meaning. In order to design preparatory tasks, it is necessary to make a selection of pictures that are relevant for the development of the listening activities, in addition to the right choice of write instructions that are appropriate to the students' level of proficiency and provide linguistic and discursive resources useful for the students’ development of the tasks.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAdditional languageen
dc.subjectEnsino de língua portuguesapt_BR
dc.subjectPreparatory tasken
dc.subjectLíngua adicionalpt_BR
dc.subjectImagem : Educaçãopt_BR
dc.subjectVisual aidsen
dc.titleO uso de imagem em tarefas pedagógicas de português como língua adicionalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000992769pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem