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dc.contributor.advisorLund, Luiz Carlos Ritterpt_BR
dc.contributor.authorWobeto, José Albertopt_BR
dc.date.accessioned2008-10-01T04:14:12Zpt_BR
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/14154pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho foi desenvolvido com o objetivo de conhecer o nível de satisfação dos clientes - micro e pequenas empresas - da Agência Bairro Industrial de Chapecó-SC, em relação à assistência de crédito recebida do Banco do Brasil e, especificamente, conhecer o grau de satisfação das micro e pequenas empresas, clientes dessa agência, em relação às garantias exigidas, prazos de pagamento e taxas de juro cobradas nos empréstimos e financiamentos, bem como conhecer o seu grau de satisfação em relação ao volume de recursos disponibilizados e a tempestividade na liberação dos créditos. O estudo reveste-se de fundamental relevância pela expressiva participação que as micro e pequenas empresas possuem no conjunto das empresas formais e pela importância social que este segmento representa em função da quantidade de empregos que geram, pela vocação do Banco do Brasil em fomentar o desenvolvimento das sociedades em que atua e a necessidade de competir no mercado e, conseqüentemente, criar e manter clientes satisfeitos, que tenham o Banco do Brasil como principal parceiro financeiro, cuja relação seja capaz de gerar resultados positivos para todas as partes. A agência onde foi desenvolvido o trabalho está localizada em uma região urbana que concentra grande quantidade de micro e pequenas empresas, seus clientes. Por fim, o resultado deste trabalho servirá de subsídio para a administração da agência que, analisando as percepções do segmento pesquisado, poderá melhorar os aspectos avaliados de forma negativa, aumentando o grau de satisfação desses clientes, o que, com certeza, resultará em novos negócios e o aumento da rentabilidade da agência. A pesquisa foi realizada em duas etapas, sendo a primeira qualitativa, para extrair os indicadores valorizados pelos clientes do segmento pesquisado, nas dimensões definidas no objetivo do trabalho. A segunda etapa consistiu em pesquisa quantitativa entre os clientes – micro e pequenas empresas – clientes da agência, com posse de produtos de crédito na época da pesquisa. A agência tem boa parte de clientes exclusivos nesse segmento e a maior parte concentra ali seus negócios e recomendará o Banco do Brasil a outras pessoas. Vários aspectos pesquisados, porém, merecem a atenção da administração da agência para melhorar o grau de satisfação dos clientes pesquisados, para que a boa vontade por eles demonstrada, se concretize no futuro.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMarketing bancariopt_BR
dc.subjectMarketing de serviçospt_BR
dc.subjectQualidade de serviçospt_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectDecisão de comprapt_BR
dc.subjectCliente : Satisfaçãopt_BR
dc.subjectMicro e pequenas empresaspt_BR
dc.subjectBanco do Brasilpt_BR
dc.titleGrau de satisfação das micros e pequenas empresas em relação à assistência creditícia prestada pelo Banco do Brasil na agência Bairro Industrial em Chapecó-SCpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000649435pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2007pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de especialização a distância: Gestão de negócios financeiros - Banco do Brasilpt_BR


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