Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorReategui, Eliseopt_BR
dc.contributor.authorSantos, Fabricia Damandopt_BR
dc.date.accessioned2016-05-21T02:09:23Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/141539pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho faz um levantamento bibliográfico à cerca dos sistemas de recomendação aplicados na educação, e para isso são apresentados conceitos, técnicas e estratégias utilizadas para o desenvolvimento desses sistemas. O uso de sistemas de recomendação permite que determinados materiais sejam apresentados aos usuários de acordo com suas necessidades, perfil, etc. A utilização de sistemas de recomendação na área da educação vem de encontro com a minimização da quantidade de informação, trazendo informações mais contextualizadas para cada aluno, evitando que o mesmo fique perdido diante de muitas informações, diminuindo assim, a sobrecarga cognitiva. Além disso, também foi apresentado a teoria da carga cognitiva a fim de apresentar seus conceitos e possibilidades de aplicação em sistemas de recomendação, com a fundamentação necessária para se evitar a sobrecarga de informação ao aluno. Foram apresentados quatro sistemas de recomendação utilizados na educação. As técnicas de recomendação aplicadas se mostraram favoráveis à apresentação de conteúdos mais adaptados ao nível de interesse e conhecimento de um aluno.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAmbiente de aprendizagempt_BR
dc.subjectAlunopt_BR
dc.subjectInternetpt_BR
dc.subjectSistemaspt_BR
dc.titleSistemas de recomendação aplicados na educaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000989278pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples