Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAvila, Barbara Gorziza.pt_BR
dc.contributor.authorRabello, Eliandra Vitóriapt_BR
dc.date.accessioned2016-05-21T02:09:04Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/141524pt_BR
dc.description.abstractAtravés do estudo de práticas pedagógicas abordamos a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), os fundamentos teóricos e alguns Objetos Digitais de Aprendizagem, ligados ao processo de ensinoaprendizagem na área de matemática do ensino fundamental. Com base no posicionamento de autores como Valente (1999), Moran(2000), D’Ambrosio(2003) e outros, partimos para a realização de análises com critérios de objetivar o que um bom Objeto de Aprendizagem (OA) de matemática do ensino fundamental deve conter no contexto atual de ensino e aprendizagem. Critérios como a visualização da construção matemática, a contextualização, possibilidades de verificação da aprendizagem, interdisciplinaridade, autoria e instruções claras de manuseio foram identificados como necessários a um bom objeto de aprendizagem. Assim, foram selecionados quatro OAs para serem utilizados com alunos de 6º a 9º ano do ensino fundamental de escolas públicas ou particulares. Dessa forma, este estudo visa proporcionar aos professores um material que lhe permita acesso a uma análise prévia sobre alguns dos objetos de aprendizagem, auxiliando-os nas escolhas dos objetos a serem utilizados em suas práticas pedagógicas no dia-a-dia.pt_BR
dc.description.abstractThrough the study of teaching practices address the use of Information and Communication Technologies (ICTs), the theoretical foundations and some digital learning objects linked to the teaching and learning in the area of mathematics in the elementary school. Based on the position of authors such as Valente(1999), Moran(2000), D'Ambrosio(2003) and others, we did the analysis with criteria that aim at a good Learning Object (LO) of elementary school mathematics must include in the current context of education and learning. The use of criteria such as: construction math, context, authorship, verification of learning,and interdisciplinary are necessary for a good learning object containing for learning to occur. Thus, we selected four OA, with students from 6 to 9 years of elementary education at public school . This study aims to provide teachers with a material that allows access to a preliminary analysis of some of the learning objects, helping them in their choices of objects to be used in their teaching practices in day-to-day.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMathematics educationen
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectLearning objectsen
dc.subjectInformation technology e communicationen
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titlePossibilidades pedagógicas de objetos educacionais voltados para a matemática do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000988567pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples