A tecnologia digital e suas possibilidades na educação
dc.contributor.advisor | Flores, Maria Lucia Pozzatti | pt_BR |
dc.contributor.author | Cardona, Carmem Alcenira Costa | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-05-21T02:08:56Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/141514 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho de conclusão de curso busca refletir sobre a utilização da tecnologia digital no processo educativo sob uma perspectiva construtivista, observando os principais desafios das instituições de ensino para a aplicação de novos métodos de ensino através de recursos tecnológicos. Em um levantamento bibliográfico, é apresentada uma visão panorâmica das diferentes realidades escolares em que as tecnologias estão sendo incorporadas; em seguida, são tecidas considerações sobre a resistência dos professores para o uso das tecnologias em sala de aula, inclusão digital e as transformações necessárias de alguns elementos do cotidiano pedagógico, como o papel do educador e o planejamento sob a perspectiva da inovação de recursos de ensino. | pt_BR |
dc.description.abstract | This conclusion of course work reflects upon the use of digital technology in the educational process in a constructivist perspective, noting the main challenges of educational institutions for the implementation of new teaching methods through technological resources. Through literature, we present an overview of different educational situations in which technologies are being incorporated, then, are considerations regarding the teachers' resistance to the use of technology in the classroom, digital inclusion and the changes necessary to some elements of the pedagogical and the role of educator and planning from the perspective of innovation in teaching resources. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Digital technology | en |
dc.subject | Tecnologia digital | pt_BR |
dc.subject | Inclusão digital | pt_BR |
dc.subject | Education | en |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.subject | Digital inclusion | en |
dc.subject | Aluno | pt_BR |
dc.title | A tecnologia digital e suas possibilidades na educação | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000988177 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2010 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Mídias Educação | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Humanities (1949)