Autoria nas classes multisseriadas : criação de histórias usando softwares do pacote Office.
View/ Open
Date
2010Author
Advisor
Academic level
Specialization
Abstract in Portuguese (Brasil)
O presente estudo tem como objetivo proporcionar aos alunos de classes multisseriadas atividades mais dinâmicas, colaborativas, de co-autoria e que envolvessem o uso do computador em sala de aula. A pesquisa foi realizada junto às escolas municipais de Santa Tereza no Estado do Rio Grande do Sul. Optou-se por uma pesquisa qualitativa cujos instrumentos foram o questionário e a observação direta. O projeto elaborado foi desenvolvido em dez etapas: elaboração do projeto, oficina de PowerPoint, de ...
O presente estudo tem como objetivo proporcionar aos alunos de classes multisseriadas atividades mais dinâmicas, colaborativas, de co-autoria e que envolvessem o uso do computador em sala de aula. A pesquisa foi realizada junto às escolas municipais de Santa Tereza no Estado do Rio Grande do Sul. Optou-se por uma pesquisa qualitativa cujos instrumentos foram o questionário e a observação direta. O projeto elaborado foi desenvolvido em dez etapas: elaboração do projeto, oficina de PowerPoint, definição dos temas, desenho de imagens, fotografia, desenho de imagens no Paint, montagem de texto, digitalização do texto no editor de texto do computador, elaboração do PowerPoint e apresentação dos resultados. Ao final dos trabalhos confirmou-se a hipótese de que através da criação de histórias utilizando o computador é possível estimular a autoria nos alunos bem como o trabalho colaborativo, pois os alunos conseguiram realizar uma produção textual em grupo, onde as diferenças das séries e idades foram superadas pelo interesse em comum no tema e pelo uso do computador, o que tornou o trabalho mais prazeroso e dinâmico. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Collections
-
Humanities (1949)
This item is licensed under a Creative Commons License