Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorFlores, Maria Lucia Pozzattipt_BR
dc.contributor.authorFreitas, Elieze Rocha dept_BR
dc.date.accessioned2016-05-21T02:08:43Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/141502pt_BR
dc.description.abstractO tema desse trabalho: “A importância da informática na alfabetização", foi pensado para ir ao encontro a respostas das várias dúvidas existentes na vida escolar. Através de análises das teorias de grandes estudiosos frente ao assunto, poder achar soluções para a resolução dos problemas enfrentados pela alfabetização e a introdução da informática nas escolas, que tanto apavora professores e consequentemente reflete no baixo rendimento dos alunos. Os principais agentes do processo ensino aprendizagem precisam estar em completa sintonia para que a alfabetização aconteça. Por isso, alguns dos teóricos como Freire, Piaget e Luckesi, norteiam este trabalho, conduzindo, assim, a uma educação mais próxima da realidade social dos alunos e suas vivências. Fazendo parte dessa nova realidade social está incluído a informatização na proposta pedagógica das instituições de ensino. A informática tem provocado uma revolução na educação por sua capacidade de auxiliar nas aulas. Ela pode ser usada para comunicar, pesquisar, criar desenhos, efetuar cálculos e simular fenômenos. O professor pode aproveitar esse potencial do computador para elaborar atividades, projetos e pesquisas que propiciem a aprendizagem através da discussão e simulação. Daí então a necessidade de procurar recursos disponíveis para auxiliar os profissionais da educação.pt_BR
dc.description.abstractThe theme of this work: The assistance of the computer in literacy, was designed to meet the responses from the various doubts in school life. Through analysis of the theories of the great scholars facing the subject, can find solutions to the problems faced for literacy and the introduction of computers in schools, which frightens teachers and therefore reflects in the students efficiency. The main actors of the learning process must be fully aligned to the literacy happen. Therefore, some theorists highlighted here as Freire, Piaget and Luckesi guide our work, leading us to a education closer to the social reality of our students and their experiences. As part of this new reality is included in the proposal for the computerization of educational institutions. The computing has caused a revolution in education for their ability to assist in the classroom. It can be used to communicate, research, create drawings, performing. Calculations and simulate phenomena. The teacher can utilize the potential of the computer to develop activities, projects and research that promotes learning though discussion and simulation. So then the need to seek resources to assist professional educators.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTeacheren
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectComputerizationen
dc.subjectInformáticapt_BR
dc.subjectLearningen
dc.titleA importância da informática na alfabetizaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000988943pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem