Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRodrigues, Alessandra Pereirapt_BR
dc.contributor.authorSombrio, Clarissa Mariapt_BR
dc.date.accessioned2016-05-21T02:08:33Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/141497pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho visou refletir sobre a utilização das TICs no processo de construção do conhecimento de alunos com Transtorno Global do Desenvolvimento das Escolas Estaduais Alvarenga Peixoto e Anne Frank. O estudo foi realizado através de observações e entrevistas, de alunos e professores, dentro do âmbito escolar, com o objetivo de verificar como as TICs estão sendo usadas nesses espaços para a construção do conhecimento do aluno. Foi feita análise qualitativa dos dados coletados, segundo os fatores estipulados por Warschaurer (2006), que facilitam o processo de inclusão digital, quando utilizados de forma adequada, contribuindo para que o aluno no processo de aprendizagem construa seu conhecimento. Pode-se perceber que os fatores: recursos físicos, digitais, humanos e sociais não foram explorados, pelos professores, devidamente, o que não contribuiu para a construção do conhecimento dos alunos envolvidos na pesquisa.pt_BR
dc.description.abstractThis study sought to reflect on the use of ICTs in the process of knowledge construction of students with Pervasive Developmental Disorder State Public Schools Alvarenga Peixoto and Anne Frank. The study was conducted through observations and interviews of students and teachers within the school context in order to determine how ICTs are being used in these spaces for the construction of student knowledge. Qualitative analysis was made of data collected, according to the factors set forth by Warschaurer (2006), which facilitate the process of digital inclusion, when used properly, contributing to the student in learning to build their knowledge. One can see that the factors: physical, digital, human and social were not explored by the teachers, they should, which has not contributed to building knowledge of the students involved in research.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDigital inclusionen
dc.subjectInclusão digitalpt_BR
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectGlobal development disorderen
dc.subjectTranstornos globais do desenvolvimentopt_BR
dc.subjectSpecialized educational servicesen
dc.subjectAlunopt_BR
dc.titleA contribuição do uso das TICs na construção do conhecimento de pessoas com transtornos globais de desenvolvimentopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000991931pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples