Edmodo e suas potencialidades na educação como ambiente virtual de aprendizagem
dc.contributor.advisor | Rodrigues, Alessandra Pereira | pt_BR |
dc.contributor.author | Maricato, Deisi Trindade | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-05-21T02:08:25Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/141489 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho pretendeu explorar o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Edmodo e avaliá-lo sob a perspectiva didático-pedagógica segundo a concepção interacionista/construtivista/sistêmica do modelo de avaliação de AVAs desenvolvido por Schlemmer, Saccol e Garrido (2007). Esta avaliação foi realizada pela autora e um grupo de 27 professores usuários do Edmodo no sentido de verificar as potencialidades e possíveis contribuições do referido ambiente na prática pedagógica. Para tanto, os instrumentos utilizados foram um questionário composto de assertivas contendo os aspectos levantados no referido modelo de avaliação aplicado aos usuários, observação e exploração realizadas pela pesquisadora. Os resultados apontam que o ambiente contribui significativamente para a prática educativa, visto que favorece ao docente a criação de novos espaços para o desenvolvimento da aprendizagem. | pt_BR |
dc.description.abstract | This present work intended explore the Virtual Learning Environment (VLE) Edmodo and evaluate it from the perspective didactic-pedagogical based on the conception interactionist/constructivist/systemic of model evaluation developed by Schlemmer, Saccol and Garrido (2007). This was carried out by the author in a group of 27 users teachers of Edmodo in order to verify the potential and possible contributions of that environment in pedagogical practice. The instruments used were a questionnaire with aspects raised in that evaluation model applied to user group, observation and exploration by the researcher. The results showed that the environment contributes significantly to the educational practice and encourages the teacher to create new spaces for learning development. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Virtual learning environment | en |
dc.subject | Ambiente virtual | pt_BR |
dc.subject | Avaliação | pt_BR |
dc.subject | Evaluation | en |
dc.subject | Edmodo | en |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.title | Edmodo e suas potencialidades na educação como ambiente virtual de aprendizagem | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000988475 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2010 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Mídias na Educação | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Humanities (1949)