A informática como elemento motivador no ensino fundamental
View/ Open
Date
2010Author
Advisor
Academic level
Specialization
Abstract in Portuguese (Brasil)
O presente trabalho aborda o tema da informática como possível elemento motivador no ensino fundamental. Assim, descreve a trajetória de minha pesquisa no campo das tecnologias no ensino. Mais especificamente, relata a experiência da inserção do computador como elemento motivacional na educação, visando integrá-lo ao currículo, porém com mudanças metodológicas/didáticas diferente a aquelas utilizadas na escola até então. O objetivo desta proposta metodológica é aumentar a participação e interes ...
O presente trabalho aborda o tema da informática como possível elemento motivador no ensino fundamental. Assim, descreve a trajetória de minha pesquisa no campo das tecnologias no ensino. Mais especificamente, relata a experiência da inserção do computador como elemento motivacional na educação, visando integrá-lo ao currículo, porém com mudanças metodológicas/didáticas diferente a aquelas utilizadas na escola até então. O objetivo desta proposta metodológica é aumentar a participação e interesse dos alunos na aprendizagem, preparando-os desta forma, para uma cidadania ativa, onde sejam autores sociais e participativos. Esta experiência tornou-se viável por um lado devido à capacitação da professora envolvida no Curso de Especialização e leituras para a construção de novos caminhos pedagógicos envolvendo tecnologias de informação e comunicação e por outro, devido à inauguração do laboratório de informática na escola onde foi realizada a experiência. Este trabalho justifica-se no contexto social contemporâneo, na qual a geração de alunos deste novo século pede professores com competências diferenciadas que valorizam e centralizam no aluno a aprendizagem. Os relatos aqui apresentados envolveram alunos de uma oitava série do Ensino Fundamental de uma escola da rede estadual de Caxias do Sul/RS, demonstraram que as aulas podem se tornar mais atrativas melhorando desta forma a participação dos educandos no seu próprio processo de aprendizagem escolar. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Collections
-
Humanities (1949)
This item is licensed under a Creative Commons License