Inclusão digital dos professores de 5ª a 8ª série das escolas municipais de Farroupilha
Visualizar/abrir
Data
2010Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
A educação é a base para uma sociedade. É na escola, junto aos professores, que as crianças e adolescentes, passam a maior parte do tempo. O professor é elemento fundamental na colaboração da aprendizagem do aluno, desde a convivência com os outros, conhecimento e acesso ao novo, utilização de recursos tecnológicos, entre outros. Neste contexto, este estudo, procurou analisar o nível de inclusão digital dos professores de 5ª a 8ª série de escolas municipais de Farroupilha, analisando, entre out ...
A educação é a base para uma sociedade. É na escola, junto aos professores, que as crianças e adolescentes, passam a maior parte do tempo. O professor é elemento fundamental na colaboração da aprendizagem do aluno, desde a convivência com os outros, conhecimento e acesso ao novo, utilização de recursos tecnológicos, entre outros. Neste contexto, este estudo, procurou analisar o nível de inclusão digital dos professores de 5ª a 8ª série de escolas municipais de Farroupilha, analisando, entre outros aspectos, a relação entre o conhecimento que os professores têm sobre informática e a utilização que fazem do computador na sua prática pedagógica, seja para preparar aulas e se aperfeiçoar ou para com os alunos na sala de aula ou no laboratório de informática. Concluiu-se que o nível de inclusão digital desse grupo de professores é baixo. A maioria só domina funções básicas do computador. Diversos recursos não são utilizados pelos professores. Quando os professores proporcionam atividades aos alunos, com o uso do computador, no laboratório de informática, necessitam da ajuda de um profissional especializado na área e utilizam ferramentas simples e não voltadas à autoria. O computador assim ainda está sendo pouco usado para proporcionar a construção do conhecimento. Ainda falta muito para chegar a integrar o laboratório de informática à sala de aula, e promover o prosumidor, ou seja, aluno e professor que, além de consumir, produzam conhecimento. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Coleções
-
Ciências Humanas (1949)
Este item está licenciado na Creative Commons License