Vaidade e consumo : como a vaidade física influencia o comportamento do consumidor
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Data
2008Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
É objetivo deste trabalho, compreender como a vaidade física feminina influencia o consumo de produtos e serviços de beleza. A partir de uma metodologia qualitativa baseada em entrevistas, motivações e estratégias de consumo utilizadas pelas mulheres na modificação e melhoria da aparência física foram reveladas e organizadas em um esquema conceitual. Em termos de consumo, a vaidade física mostrou-se um conceito ambivalente podendo originar um construto positivo, a vaidade equilibrada, e um cons ...
É objetivo deste trabalho, compreender como a vaidade física feminina influencia o consumo de produtos e serviços de beleza. A partir de uma metodologia qualitativa baseada em entrevistas, motivações e estratégias de consumo utilizadas pelas mulheres na modificação e melhoria da aparência física foram reveladas e organizadas em um esquema conceitual. Em termos de consumo, a vaidade física mostrou-se um conceito ambivalente podendo originar um construto positivo, a vaidade equilibrada, e um construto negativo, a vaidade extrema. A natureza controversa dos resultados encontrados motivou uma discussão final sobre os limites éticos das práticas de marketing que influenciam o auto-conceito feminino sobre beleza e aparência física. ...
Abstract
It is the objective of this work to comprehend how the physical vanity influences the consumption of beauty products and services. Using a qualitative methodology based on interviews, consumption motivations and strategies employed by women in the search for modifying and enhancing physical appearance were revealed and organized in a conceptual schema. In terms of consumption, the physical vanity turned up to be an ambiguous concept, originating a positive construct, balanced vanity, and a nega ...
It is the objective of this work to comprehend how the physical vanity influences the consumption of beauty products and services. Using a qualitative methodology based on interviews, consumption motivations and strategies employed by women in the search for modifying and enhancing physical appearance were revealed and organized in a conceptual schema. In terms of consumption, the physical vanity turned up to be an ambiguous concept, originating a positive construct, balanced vanity, and a negative construct, extreme vanity. The controversial nature of the results motivated a final discussion about the ethical limits of the marketing practices that influence the female self concept about beauty and physical appearance. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Programa de Pós-Graduação em Administração.
Coleções
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Ciências Sociais Aplicadas (6071)Administração (1952)
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