Letramento e numeramento : uma abordagem de concepções de crianças na perspectiva dos estudos culturais
View/ Open
Date
2009Author
Advisor
Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este Trabalho de Conclusão de Curso objetiva analisar que usos sociais e culturais de leitura e de escrita relacionados com conhecimentos matemáticos fazem as crianças da 28 série (ou 3° ano) do Ensino Fundamental de nove anos. A problematização partiu da análise de algumas produções de crianças de uma turma na qual realizei o estágio curricular obrigatório no período de agosto a novembro de 2008. O objeto da pesquisa tem sua origem em testagens e análises elaboradas a partir de uma atividade p ...
Este Trabalho de Conclusão de Curso objetiva analisar que usos sociais e culturais de leitura e de escrita relacionados com conhecimentos matemáticos fazem as crianças da 28 série (ou 3° ano) do Ensino Fundamental de nove anos. A problematização partiu da análise de algumas produções de crianças de uma turma na qual realizei o estágio curricular obrigatório no período de agosto a novembro de 2008. O objeto da pesquisa tem sua origem em testagens e análises elaboradas a partir de uma atividade proposta no período do estágio onde a demonstração de habilidades de linguagem e de matemática eram exigidas em conjunto. Nessa atividade, as crianças demonstraram maior acerto ao responder às exigências matemáticas em oposição às de linguagem. Os pressupostos teóricos da pesquisa abrangem os estudos sobre letramento e numeramento, contando com os aportes dos Estudos Culturais. Como ferramenta metodológica de investigação, cinco questões iniciais e seis testes foram elaborados envolvendo leitura e escrita de números e suas práticas sociais e propostos a duas crianças. As análises permitem visibilizar que elas demonstram diferenças entre si quanto aos conhecimentos das duas habilidades - de linguagem e de matemática - , com uma maior competência no uso das habilidades matemáticas. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License