As mídias e o ensino da língua portuguesa no ensino médio das escolas da rede estadual
Visualizar/abrir
Data
2010Autor
Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
O presente trabalho versa sobre a trajetória de pesquisa, realizada junto a uma amostra de educadores da Língua Portuguesa das escolas de ensino médio da rede estadual de ensino de Capão da Canoa. Tentou-se ao longo de sua realização, identificar os tipos e a freqüência dos recursos midiáticos utilizados pelos docentes, bem como a relação deste uso com os conteúdos específicos da disciplina. A proposta para a abordagem da pesquisa foi do tipo quantitativa, utilizando-se do questionário como ins ...
O presente trabalho versa sobre a trajetória de pesquisa, realizada junto a uma amostra de educadores da Língua Portuguesa das escolas de ensino médio da rede estadual de ensino de Capão da Canoa. Tentou-se ao longo de sua realização, identificar os tipos e a freqüência dos recursos midiáticos utilizados pelos docentes, bem como a relação deste uso com os conteúdos específicos da disciplina. A proposta para a abordagem da pesquisa foi do tipo quantitativa, utilizando-se do questionário como instrumento de coleta de dados. Como resultado verificou-se que a mídia impressa no contexto da língua portuguesa é a mais utilizada mesmo com o advento da internet, na grande maioria dos conteúdos curriculares, apesar de cem por cento de a população entrevistada possuir computadores com internet. Outro resultado importante é que ainda nos dias de hoje muitos educadores possuem pouco domínio e fobia das novas tecnologias, privilegiando a televisão e o vídeo ou DVD para suas estratégias pedagógicas. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Coleções
-
Ciências Humanas (1949)
Este item está licenciado na Creative Commons License