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dc.contributor.advisorBulegon, Ana Marlipt_BR
dc.contributor.authorFernandes, Naraline Alvarengapt_BR
dc.date.accessioned2016-05-20T02:11:05Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/141470pt_BR
dc.description.abstractOs jogos sempre fizeram parte da vida do ser humano e na infância eles são mais significativos, pois é através deles que a criança se relaciona com o mundo que a cerca. Na sociedade moderna cada vez mais os jogos invadem o nosso dia a dia, e eles são das mais diversas formas e com as mais diferentes finalidades e propostas de entretenimento, dos convencionais que são passados de geração em geração e os digitais (jogos eletrônicos comerciais e educacionais) mais atuais e presentes no cotidiano das crianças em idade escolar. E a educação não pode ficar alheia a esta realidade, mas sim, deve utilizar esta ferramenta no processo de ensino aprendizagem fazendo com que as aulas se tornem mais interessantes e mais próximas da realidade vivenciada pelas crianças desta época. Assim, cabe ao professor perceber que a prática pedagógica deve atender às reais necessidades das crianças, porque desde pequenas, elas apresentam atitudes de interesse em descobrir o mundo que as cerca, e podem realmente construir o conhecimento. Partindo dessas premissas, o presente trabalho busca verificar como os jogos digitais estão inseridos no trabalho pedagógico. A utilização de jogos digitais principalmente os educacionais, na educação proporciona ao aluno motivação, desenvolvendo também hábitos de persistência no desenvolvimento de desafios e tarefas. Os jogos, sob a ótica da criança, se constituem a maneira mais divertida e interessante de aprender e ao professor a oportunidade de observar e analisar a forma como a criança aprende. Tendo em vista o interesse das crianças pelos jogos digitais este trabalho apresenta o potencial dos jogos digitais educacionais, baseados em estudos de especialistas, trás exemplos de jogos utilizados no processo de ensino e de aprendizagem e aponta problemas que ainda precisam ser superados para facilitar o emprego dos jogos digitais educacionais.pt_BR
dc.description.abstractThe games have always been part of human life and in childhood they are more significant, for it is through them that the child relates to the world around them. In modern society increasingly invade our games every day, and they are in many different ways and with different purposes and proposed more entertainment options, the conventional that are passed from generation to generation and digital (electronic games business and educational) and latest in the daily life of children of school age. And education can not remain oblivious to this reality, but rather should use this tool in teaching and learning process so that lessons become more interesting and closer to the reality experienced by the children of this age. Thus, the teacher to realize that teaching practice should meet the real needs of children, because since small, they have attitudes of interest in discovering the world around them, and can actually build knowledge. Based on these assumptions, this paper aims at examining how digital games are embedded in pedagogical work. The use of digital games primarily educational, education provides students with motivation, also developing habits of persistence in the development of tasks and challenges. The games, from the perspective of the child, it is way more fun and interesting to learn and the teacher the opportunity to observe and analyze how the child learns. Given the interest of children by digital games the paper introduces the educational potential of digital games based on experts' opinions, behind examples of games used in teaching and learning and points out problems that still must be overcome to facilitate employment of digital game in education.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTeachingen
dc.subjectJogos pedagógicospt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectLearningen
dc.subjectEducational gamesen
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.titleUso de jogos educacionais no processo de ensino e de aprendizagempt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000990988pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Mídias na Educaçãopt_BR


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