Gestão tecnológica : link entre mídias e trabalho docente
dc.contributor.advisor | Moresco, Sílvia Ferreto da Silva | pt_BR |
dc.contributor.author | Rossarola, Lenir Maria | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-05-20T02:11:01Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/141465 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo objetiva tomar ciência da Gestão Tecnológica nas Escolas Estaduais de Santa Cruz do Sul, buscando conhecer se a Gestão Escolar agrega em suas ações a utilização das mídias. A pesquisa consiste em estudo de caso, com coleta de informações junto aos gestores das 19 Escolas Estaduais de Santa Cruz do Sul, no formato de questionário com perguntas abertas e fechadas, a fim de encontrar respostas para perguntas como: o Projeto Político-Pedagógico contempla tecnologias, os docentes utilizam as mídias em seus Planos de Aula, possuem formação e apoio pedagógico para inserir as mídias em suas aulas. Também foi utilizada pesquisa documental, junto ao Núcleo de Tecnologia Educacional de Santa Cruz do Sul, para quantificar dados. O referencial teórico foi organizado em duas partes, a primeira trata da Gestão Escolar, Gestão Tecnológica e por Competências e, a segunda, voltada à formação docente e do gestor e à inclusão das mídias nos Planos de Aula. A seguir, está a coleta de dados e a análise dos resultados encontrados. As informações obtidas permitem afirmar que as escolas têm acesso às mídias e estas podem consistir em instrumentos de aprendizagem, melhorando a qualidade do ensino, interesse de todo Gestor Escolar, que pode dirigir a escola como Gestor Tecnológico e por Competências. O contexto escolar com o uso das mídias pode ganhar em eficiência e praticidade no trabalho administrativo, e este, servindo ao pedagógico, pode permitir maior apoio aos docentes, pois as mídias são reconhecidas como recurso que enriquece os planos de Aula pela versatilidade e ampliação das possibilidades de criação, por permitir enfim aulas mais instigantes aos alunos. Ainda, é importante salientar que a Formação Continuada é fundamental aos docentes, inclusive ao Gestor. | pt_BR |
dc.description.abstract | This present study has by objective know technologic management in state schools in Santa Cruz do Sul, knowing if the school management has in its actions the media utilization. The research consist in case study with informations swab with managers of the 19 Santa Cruz do Sul state schools, in way of questionnaire with open and close questions, to find the answer to questions like: the politic-pedagogical project has technologics, teachers use medias in their lesson plans, teachers have formation and pedagogical support to insert medias in their classes. It also was used documentary research, with the Santa Cruz do Sul Educational Technologic Core, to quantify information. The theoretical referential was organized in two parts, the first talk about of scholar management, technological management and by competency. The second one, is toward to teacher’s formation and management’s formation and to media inclusion on lesson plans. In the following, there is the information collect and the analysis of the informations. That informations show that schools have access to medias and it can consist in learning tools, improving the teach quality, that is an interest of all scholar management, who can control the school like technological management and by competency. The scholar context, with the medias uses, can receive efficiency and practically in business work and, this one, attending to pedagogical, can permit more teachers’ support, because medias are acknowledged like an recourse that get rich the lesson plans, by their creation possibilities of versatility and magnification, that permit at least more riveting classes to students. It’s important say also, that the continued formation is fundamental to teachers, including to management. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Technologic management | en |
dc.subject | Mídia | pt_BR |
dc.subject | Medias | en |
dc.subject | Gestão escolar | pt_BR |
dc.subject | Continued formation | en |
dc.subject | Educação continuada | pt_BR |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.title | Gestão tecnológica : link entre mídias e trabalho docente | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000991651 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2010 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Mídias na Educação | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Humanities (1949)