O computador como recurso pedagógico
Fecha
2010Autor
Nivel académico
Especialización
Materia
Resumo
Existe atualmente uma grande inquietação provocada pela invasão das tecnologias de informação e comunicação. Tecnologia é um conceito com diversos significados que se diferenciam conforme a situação em que esta palavra está inserida. Tecnologias e conhecimentos integram-se para produzir novos conhecimentos, estimular o aparecimento de espaços e situações, onde se podem buscar alternativas e hipóteses para solucionar ou amenizar problemáticas locais e globais, bem como, a construção da autonomia ...
Existe atualmente uma grande inquietação provocada pela invasão das tecnologias de informação e comunicação. Tecnologia é um conceito com diversos significados que se diferenciam conforme a situação em que esta palavra está inserida. Tecnologias e conhecimentos integram-se para produzir novos conhecimentos, estimular o aparecimento de espaços e situações, onde se podem buscar alternativas e hipóteses para solucionar ou amenizar problemáticas locais e globais, bem como, a construção da autonomia e da cidadania. Conhecer, compreender e utilizar as diferentes formas de representação e comunicação proporcionadas pelo uso das tecnologias na escola são desafios para a educação atual. É evidente a resistência de alguns professores ao uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC) na prática pedagógica. Porém, hoje, há uma forte pressão para que os docentes se apropriem das tecnologias, utilizando-as de forma crítica e criativa com seus alunos. É oportuno investigar como os professores visualizam a inserção do computador e da rede na sala de aula. A pesquisa aqui realizada teve como objetivo averiguar esse uso. Os dados coletados e organizados foram analisados e embasados em posicionamentos e ideias de autores que discutem o uso crítico das TICs. Pode-se concluir que a formação continuada de professores faz-se necessária, para que possam explorar as tecnologias, analisar suas potencialidades, estabelecer relações, refletir sobre as possibilidades e buscar teorias que favoreçam a compreensão desta nova prática pedagógica. Essa formação deve ser contínua, atender às demandas imediatas e às necessidades futuras, além de promover a reflexão sobre a importância da integração dessas tecnologias e mídias na ação pedagógica diária. ...
Abstract
There is currently a great disquiet caused by the invasion of information and communication technologies. Technology is a concept with various meanings that differ depending on the situation in which they are inserted. Technologies and integrate knowledge to produce new knowledge, stimulate the emergence of spaces and situations, where can I search alternatives and assumptions to solve or mitigate local and global issues, as well as the construction of autonomy and citizenship. Know, understand ...
There is currently a great disquiet caused by the invasion of information and communication technologies. Technology is a concept with various meanings that differ depending on the situation in which they are inserted. Technologies and integrate knowledge to produce new knowledge, stimulate the emergence of spaces and situations, where can I search alternatives and assumptions to solve or mitigate local and global issues, as well as the construction of autonomy and citizenship. Know, understand and use different forms of representation and communication offered by the use of technologies in school are current challenges for education. It is clear the resistance of some teachers to the use of information and communication technologies (ICT) in pedagogical practice. However, today, there is a strong pressure to ensure that these take ownership of the technologies, using them critically and creatively with their students. It is appropriate to investigate how teachers see the insertion of computer and network in the classroom. The search here held aimed to investigate this usage. The data collected and organized were analysed and sound in placements and ideas from authors who discuss the critical ICT usage. Can be concluded that the continued training of teachers is required, so that they can explore the technologies, analyse their potential, establish relationships, reflect on the possibilities and fetch theories which promote understanding this new pedagogical practice. Such training must be continuous, meet the demands immediate and future needs, besides promoting reflection on the importance of integration of these technologies and media on pedagogical action daily. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Colecciones
-
Ciencias Humanas (1949)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License