Mostrar el registro sencillo del ítem
As gírias que a TV ensina : um estudo de caso com alunos do 2º ano dos anos iniciais do ensino fundamental
dc.contributor.advisor | Costa, Valéria Machado da | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Samira Sgarabotto | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-05-20T02:10:54Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/141452 | pt_BR |
dc.description.abstract | A criança, antes de ingressar na escola já passou por uma formação educacional realizada pela família, mas também pelas mídias que tem acesso. De maneira especial encontra-se a mídia da televisão, que seduz e educa, influenciando atitudes, preferências e a linguagem das crianças principalmente. Frente a isto os adultos que acompanham o crescimento e desenvolvimento da criança devem estar atentos e dispostos a interagir com o que é aprendido nesta mídia que normalmente ocupa um lugar de destaque nos lares e é ignorado dentro da escola. Através de um trabalho realizado sobre “As gírias que a TV ensina”, foi possível verificar que a grande maioria da turma do 2° ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental do município de Caxias do Sul, demonstra preferência em assistir programas humorísticos como o “Pânico na TV” e consequentemente reproduzem no seu cotidiano as gírias aprendidas nele. Baseado nesta influência foi desenvolvido com alunos, questionamentos, conversas, pesquisas com eles e seus pais e construções escritas que auxiliaram na reflexão sobre o uso das gírias no cotidiano, assim como a verificação da postura dos pais e professores que participam da aprendizagem deles. Tais atividades foram analisadas com base em um referencial teórico pesquisado e que nortearam o estudo e a conclusão de que não é possível negar a influência da televisão na aprendizagem das crianças e que o que é aprendido através dela necessita ser discutido pelos adultos que cercam a criança que está em formação. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Televisão (Comunicação) | pt_BR |
dc.subject | Aluno | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Linguagem | pt_BR |
dc.subject | Pais | pt_BR |
dc.title | As gírias que a TV ensina : um estudo de caso com alunos do 2º ano dos anos iniciais do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000990052 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2010 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Mídias na Educação | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Ciencias Humanas (1949)