O uso da TV no desenvolvimento da consciência crítica na educação
Fecha
2010Autor
Nivel académico
Especialización
Materia
Resumo
Vivemos um período de grandes modificações de cunho tecnológico, especialmente no que diz respeito às Tecnologias de Informação e Comunicação, as TIC’s. Ao mesmo tempo em que essas mudanças oferecem aos professores e às escolas um novo leque de possibilidades de utilização didática, também tornam imperativo que estes saibam se posicionar adequadamente para obter o máximo proveito desse novo potencial. Neste contexto, este trabalho realiza um estudo sobre o uso da TV como apoio ao desenvolviment ...
Vivemos um período de grandes modificações de cunho tecnológico, especialmente no que diz respeito às Tecnologias de Informação e Comunicação, as TIC’s. Ao mesmo tempo em que essas mudanças oferecem aos professores e às escolas um novo leque de possibilidades de utilização didática, também tornam imperativo que estes saibam se posicionar adequadamente para obter o máximo proveito desse novo potencial. Neste contexto, este trabalho realiza um estudo sobre o uso da TV como apoio ao desenvolvimento da consciência crítica na educação. O objetivo é refletir sobre as implicações da aplicação educacional da tecnologia televisiva na escola e na sociedade. Para tanto, a abordagem utilizada consiste em pesquisa bibliográfica sobre os principais conceitos que envolvem essa temática, como a aplicação das TIC’s na educação, os recursos da TV analógica e digital, os principais programas educacionais da TV brasileira e projetos de aplicação da TV na educação. Com base nesse referencial, verifica-se a importância da aplicação da TV na educação sob uma abordagem crítica, apoiada na atuação do professor e no planejamento pedagógico utilizado. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Colecciones
-
Ciencias Humanas (1949)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License