A importância das tecnologias da informação e da comunicação para minimizar as dificuldades de aprendizagem em âmbito escolar
Visualizar/abrir
Data
2010Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Assunto
Resumo
Este trabalho refere-se a um projeto de pesquisa, que buscará informações sobre os aspectos que dificultam o processo de construção da leitura e da escrita, dificuldades estas apresentadas por alunos das séries/anos iniciais do Ensino Fundamental, nas quais vem aumentando o índice de dificuldades cognitivas, a cada ano que passa. Pensando nisso, busca-se alternativas para a superação de tais problemas, ficando constatado através de pesquisa na realidade que o professor terá que mudar seus métod ...
Este trabalho refere-se a um projeto de pesquisa, que buscará informações sobre os aspectos que dificultam o processo de construção da leitura e da escrita, dificuldades estas apresentadas por alunos das séries/anos iniciais do Ensino Fundamental, nas quais vem aumentando o índice de dificuldades cognitivas, a cada ano que passa. Pensando nisso, busca-se alternativas para a superação de tais problemas, ficando constatado através de pesquisa na realidade que o professor terá que mudar seus métodos e procedimentos, incluindo as Tecnologias da Informação e da Comunicação no cotidiano da sala de aula, passando a trabalhar de forma mais dinâmica e significativa com os alunos, envolvendo, inclusive, a comunidade escolar, para que tais dificuldades sejam superadas. O referido estudo propõe fornecer alternativas para auxiliar a comunidade escolar, através do uso das TIC’s, da expressão da coleta e análise de dados, contribuindo assim, de forma significativa, para evitar o declínio cada vez mais emergente da capacidade de ler e escrever dos alunos, buscando analisar práticas e experiências positivas para inovar metodologias, direcionando-as às necessidades existentes. Está cada vez mais evidente as dificuldades de aprendizagem que os alunos vêm apresentando a cada ano escolar evidenciando o declínio, dos alunos, dos anos iniciais no processo de leitura, produção da escrita e construção da aprendizagem. Nesse contexto, busca-se através da atual proposta, analisar tal situação; reconhecer o papel das TIC’s como recurso para a melhoria da qualidade no processo de ensino e aprendizagem; analisar o trabalho realizado em uma escola com proposta diferenciada e exitosa; contribuir com sugestões a partir dos resultados, a fim de que os professores possam superar as dificuldades em seu trabalho pedagógico. Assim pergunto: Qual a importância das TIC’s na superação das dificuldades de aprendizagem? ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Coleções
-
Ciências Humanas (1949)
Este item está licenciado na Creative Commons License